
A severa seca que atinge o Sertão de Pernambuco já impacta mais de 1,5 milhão de pessoas. Recentemente, o Governo Federal declara emergência em mais 13 cidades da Paraíba, conforme uma portaria do Governo Federal publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (26). Este reconhecimento se deve aos prolongados períodos de estiagem que afetam a região.
No dia 18 de novembro, cinco municípios paraibanos já haviam sido incluídos nessa lista, também em decorrência da falta de chuvas. As cidades que foram reconhecidas na última atualização são:
- Gado Bravo
- Joca Claudino
- Juazeirinho
- Livramento
- Olivedos
- Passagem
- Poço Dantas
- Princesa Isabel
- Riacho dos Cavalos
- São Bento
- São José de Princesa
- São José do Bonfim
- São José dos Cordeiros
Com a declaração de situação de emergência, as prefeituras dessas cidades agora têm a possibilidade de solicitar recursos do Governo Federal para implementar ações de defesa civil. Isso inclui a aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza para residências, higiene pessoal e dormitório.
Os municípios devem fazer a solicitação desses recursos através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), uma plataforma disponibilizada pelo governo. Após o envio das informações nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional irá avaliar as metas e os valores requisitados. Uma vez aprovada a solicitação, uma nova portaria será publicada no Diário Oficial da União (DOU) com o valor a ser liberado.