
O governo federal anunciou, na última sexta-feira (31), o lançamento do primeiro edital de licitação para a retomada das obras da ferrovia Transnordestina em Pernambuco. O edital, publicado no Diário Oficial da União (DOU), abrange um trecho de 73 quilômetros entre os municípios de Custódia e Arcoverde, com um investimento total estimado em R$ 415 milhões.
A Transnordestina foi projetada para ser a principal linha ferroviária do Nordeste, conectando os portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará, a Eliseu Martins, no Piauí. Essa ferrovia é vista como um canal vital para o escoamento de grãos, minério de ferro e outros produtos. O ramal em Pernambuco inicia em Salgueiro e se estende até Suape.
Durante o governo anterior, o trecho pernambucano foi excluído do projeto, o que gerou uma crise que culminou na saída do ex-deputado federal Danilo Cabral da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), comentou sobre a importância de reintegrar Pernambuco ao projeto, afirmando que a exclusão do estado não fazia sentido econômico, considerando sua população e a relevância do porto.
O processo licitatório deve ser concluído em um prazo de dois a três meses, com a expectativa de que a ordem de serviço seja assinada no início de 2026. O trecho até Suape está previsto para ser finalizado em 2030, três anos após a conclusão dos trechos no Piauí e no Ceará. O trajeto pernambucano da Transnordestina inclui quatro trechos, sendo que mais três editais de licitação devem ser lançados no próximo ano.
A governadora Raquel Lyra (PSD) expressou surpresa ao descobrir que o trecho pernambucano da ferrovia havia sido excluído do projeto logo após assumir o governo. Ela destacou que a Transnordestina foi retirada do contrato da empresa responsável pela obra no final de 2022, e que sua administração tem trabalhado em conjunto com o presidente Lula e o ministro Renan Filho para reintegrar o projeto ao planejamento de desenvolvimento do Nordeste.
Além disso, a governadora mencionou que já finalizou o projeto para a continuidade do traçado da ferrovia na área do Porto de Suape e que reuniões semanais têm sido realizadas com o governo federal para ajustar o projeto a ser licitado como obra pública.
A retomada das obras da Transnordestina foi oficialmente anunciada em setembro, após uma reunião em Brasília com mais de 20 prefeitos de Pernambuco. A construção da ferrovia teve início em 2006 e deveria ter sido concluída em 2010, mas enfrentou diversas paralisações e atrasos ao longo dos anos.
Em agosto, Danilo Cabral foi desligado da Sudene devido a questões regionais relacionadas às obras da Transnordestina, enfrentando pressões de lideranças políticas de outros estados, especialmente do Ceará. A necessidade de desapropriações foi identificada como um dos principais obstáculos para o avanço das obras em Pernambuco, mas o ministro Jader Filho garantiu que essas questões podem ser resolvidas com soluções de engenharia.