João Pessoa 29.13 nublado Recife 27.02 nuvens dispersas Natal 30.12 céu limpo Maceió 27.69 nuvens dispersas Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 30.07 céu limpo São Luís 33.11 nuvens dispersas Teresina 37.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Governo finaliza licitação de R$ 200 milhões para construção do hospital metropolitano no Rio Grande do Norte
13 de junho de 2025 / 10:04
Foto: Divulgação

Uma nova unidade de saúde está prestes a ser construída no bairro Emaús, em Parnamirim, com o objetivo de aliviar a demanda no Hospital Walfredo Gurgel, localizado em Natal. O governo do Rio Grande do Norte finalizou recentemente o processo de licitação para a construção do Hospital Metropolitano, que contará com um investimento de R$ 200,7 milhões, sendo a proposta vencedora da Construtora Ramalho Moreira LTDA. A homologação do contrato foi publicada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (12).

O próximo passo envolve a assinatura do contrato e a emissão da ordem de serviço, que darão início à construção. Até o momento, não há informações sobre o cronograma de início e conclusão da obra.

Detalhes do Projeto

O Hospital Metropolitano será erguido na avenida Rio Jordão e terá uma área total de 30 mil metros quadrados. Quando finalizado, o hospital contará com 350 leitos, dos quais 40 serão destinados a unidades de terapia intensiva (UTI). Além disso, a infraestrutura incluirá três centros cirúrgicos com 14 salas, serviços de hemodinâmica e um centro de imagem equipado para realizar tomografias, ressonâncias magnéticas e outros exames.

A unidade de saúde terá um foco especial nas áreas de traumato-ortopedia e neurocirurgia, que atualmente concentram a maior parte da demanda no Hospital Walfredo Gurgel. Um dos principais objetivos da construção é desafogar os serviços prestados por esse hospital em Natal.

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte estima que o novo hospital atenderá uma população de mais de 2 milhões de habitantes na região. Este projeto foi incluído pelo governo estadual como uma das prioridades no PAC 3 – o Programa de Aceleração do Crescimento.