João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Governo implementa sistema de reconhecimento facial para torcedores na Arena Castelão; saiba como se cadastrar
8 de março de 2025 / 19:08
Foto: Divulgação

A partir desta sexta-feira (7), teve início o cadastro para o reconhecimento facial dos torcedores que desejam assistir aos jogos da final do Campeonato Cearense, programados para os dias 15 e 22 de março, na Arena Castelão, em Fortaleza. Esta iniciativa foi anunciada em fevereiro como uma estratégia para combater a violência nos estádios.

A partir das finais, o reconhecimento facial se tornará um requisito obrigatório para todos os jogos subsequentes. Os novos dispositivos de reconhecimento serão instalados nos mesmos locais onde os torcedores atualmente acessam utilizando ingressos ou cartões de sócio torcedor. Embora as catracas tradicionais permaneçam, elas serão complementadas com equipamentos de leitura facial.

Francisco Barbosa, presidente da Empresa de Tecnologia do Ceará (Etice), responsável pela implementação da tecnologia, destacou que câmeras de segurança serão posicionadas tanto nas áreas externas quanto internas do Castelão, além das catracas que farão a leitura facial nos pontos de entrada.

A obrigatoriedade do reconhecimento facial foi determinada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em resposta a uma série de incidentes violentos entre torcidas organizadas do Ceará Sporting Clube e do Fortaleza Esporte Clube. Um dos episódios mais graves ocorreu pouco após o anúncio da medida, quando 113 torcedores foram detidos após uma briga generalizada na avenida Osório de Paiva, enquanto se dirigiam ao estádio para o Clássico-Rei. Durante a confusão, os grupos se atacaram com paus e pedras, além de dispararem rojões.

Como realizar o cadastro

O processo de cadastro da biometria facial dos torcedores será feito por meio de uma plataforma online desenvolvida pela Etice. Confira as recomendações para o cadastramento:

  • Escolha um local bem iluminado para escanear seu rosto;
  • Evite usar acessórios como chapéus e óculos;
  • Insira seus dados corretamente, incluindo um e-mail válido;
  • Tenha em mãos um documento oficial com foto (RG ou CNH);
  • Estrangeiros devem apresentar passaporte.

As informações coletadas pelo sistema de reconhecimento facial serão automaticamente enviadas aos clubes, facilitando o processo de compra de ingressos.