O governo de Pernambuco divulgou uma nova previsão para o retorno de operações de aviões de grande porte em Fernando de Noronha. Segundo uma nota divulgada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a expectativa é de que a liberação aconteça “no início de 2025”, mas sem a definição de uma data, até o momento.
Para a liberação, é necessário a finalização da obra na faixa central do aeroporto. De acordo com o governo, mais de dois terços da pista já foram concluídos.
A pavimentação do eixo central começou em 24 de setembro e a promessa inicial era de que o trabalho fosse concluído em 60 dias, o que não aconteceu devido a alterações no cronograma.
Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aviões de grande porte na ilha, como Boeings e jatos, devido a fissuras e aos buracos na pista do aeroporto.
A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.
O governo do estado indicou o andamento da obra. “De acordo com o cronograma oficial, a faixa central, que é a primeira etapa da obra e essencial à regularização junto à Anac está prevista para o início de 2025. No entanto, a Semobi vem fazendo todos os esforços para a conclusão dessa primeira etapa ainda no fim de 2024”, informou a nota.
A segunda etapa da obra é referente às margens da pista de pousos e decolagens. A terceira fase inclui as pistas de taxiamento e o pátio de aeronaves.
“A conclusão dos trabalhos (prazo de execução do contrato) tem previsão para o final de março de 2025”, indicou a Semobi. A secretaria informou, ainda, que o contrato com a empresa responsável pelo serviço segue até julho.
Os serviços são realizados das 17h às 9h para não interferir nas operações aeroviárias no terminal. A pista totaliza 1.845 metros de extensão.
Os serviços são executados pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), com investimento de R$ 60 milhões.