João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 30.02 nublado Natal 30.12 algumas nuvens Maceió 31.69 nuvens dispersas Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 29.07 nuvens dispersas São Luís 29.11 nublado Teresina 30.84 nublado Aracaju 29.97 algumas nuvens
Governo promete retorno de aviões de grande porte em Noronha para ‘início de 2025’, mas não define data
17 de dezembro de 2024 / 18:03
 Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O governo de Pernambuco divulgou uma nova previsão para o retorno de operações de aviões de grande porte em Fernando de Noronha. Segundo uma nota divulgada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), a expectativa é de que a liberação aconteça “no início de 2025”, mas sem a definição de uma data, até o momento.

Para a liberação, é necessário a finalização da obra na faixa central do aeroporto. De acordo com o governo, mais de dois terços da pista já foram concluídos.

A pavimentação do eixo central começou em 24 de setembro e a promessa inicial era de que o trabalho fosse concluído em 60 dias, o que não aconteceu devido a alterações no cronograma.

Desde outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu pousos de aviões de grande porte na ilha, como Boeings e jatos, devido a fissuras e aos buracos na pista do aeroporto.

A proibição levou a Azul a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol a suspender as atividades em Noronha. A Voepass iniciou viagens à ilha em janeiro de 2023, com a aeronave ATR.

O governo do estado indicou o andamento da obra. “De acordo com o cronograma oficial, a faixa central, que é a primeira etapa da obra e essencial à regularização junto à Anac está prevista para o início de 2025. No entanto, a Semobi vem fazendo todos os esforços para a conclusão dessa primeira etapa ainda no fim de 2024”, informou a nota.

A segunda etapa da obra é referente às margens da pista de pousos e decolagens. A terceira fase inclui as pistas de taxiamento e o pátio de aeronaves.

“A conclusão dos trabalhos (prazo de execução do contrato) tem previsão para o final de março de 2025”, indicou a Semobi. A secretaria informou, ainda, que o contrato com a empresa responsável pelo serviço segue até julho.

Os serviços são realizados das 17h às 9h para não interferir nas operações aeroviárias no terminal. A pista totaliza 1.845 metros de extensão.

Os serviços são executados pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), com investimento de R$ 60 milhões.