João Pessoa 22.13 nublado Recife 24.02 nublado Natal 23.12 algumas nuvens Maceió 23.69 nuvens dispersas Salvador 23.98 nublado Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 nuvens dispersas Teresina 26.84 nublado Aracaju 21.97 nuvens dispersas
Hospital no Sertão do Ceará vira referência no tratamento do AVC e acumula prêmios internacionais
28 de dezembro de 2024 / 10:24
Foto: Louise Anne Dutra/SVM

Quando chegou ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, em julho de 2024, o vigilante Regivan Ribeiro encerrou um périplo por três hospitais na busca por um diagnóstico e por um tratamento para as dores que vinha sentindo há dias.

Esta é a segunda reportagem da série “Anjos no Sertão”, publicada no g1, sobre o município de Quixeramobim, referência nos cuidados com relação ao AVC.

Ao entrar na unidade, ele foi informado de que teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), e de que precisaria ficar no HRSC pelos próximos dias para se tratar. “Já cheguei apagado”, relembra Regivan. “Eu acordei no outro dia, duas horas da tarde, com o hospital lotado de médico, técnico de enfermagem, enfermeiro”.

Como viria a descobrir nos dias seguintes, Regivan havia sido encaminhado para uma das unidades de referência no tratamento da doença no Ceará. Desde que inaugurou a ala de AVC, em julho de 2018, o HRSC atendeu quase 5 mil pessoas que tiveram o problema.

O atendimento de excelência no tratamento do AVC levou o HRSC a receber o Selo Diamante do Prêmio ESO Angels, um programa internacional que reconhece os melhores hospitais do mundo destinados no tratamento do AVC.

O título global é coordenado pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e tem apoio da Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization). Na América Latina, a iniciativa é encabeçada pela Sociedade Iberoamericana de Doenças Cerebrovasculares.