João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 27.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Hospital veterinário de Natal reinicia atendimentos ambulatoriais e cirurgias
7 de fevereiro de 2025 / 10:02
Foto: Reprodução

O Hospital Veterinário Municipal de Natal anunciou a retomada dos atendimentos, que estavam suspensos desde a última segunda-feira (3). A interrupção dos serviços, que incluiu cirurgias e procedimentos ambulatoriais, pegou de surpresa os tutores de animais que dependem da unidade.

Durante o período de paralisação, apenas consultas, ultrassonografias e exames de raio-X estavam disponíveis. Em uma nota oficial, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal revelou que, na terça-feira (4), houve uma reunião com representantes da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, que administra o hospital, onde foi discutida a normalização dos serviços. A SMS informou que os atendimentos voltariam ao normal a partir de quinta-feira (6).

No entanto, usuários que compareceram ao hospital na quinta-feira relataram que os serviços ainda não haviam sido completamente retomados. Em resposta, a secretaria confirmou que parte dos atendimentos foi normalizada ao longo do dia e que as cirurgias seriam reiniciadas nesta sexta-feira (7). Os atendentes também informaram que uma reorganização da fila de cirurgias seria feita antes do início dos procedimentos.

O Hospital Municipal Veterinário está situado na Rua Dr. Barata, número 233, no bairro Ribeira, e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Diariamente, são disponibilizadas 20 fichas de atendimento, além de suporte para casos de urgência e emergência. Cada tutor pode levar apenas um animal por CPF, sendo necessário apresentar um comprovante de residência em Natal e um documento oficial.

Desde o início das atividades do hospital, em setembro de 2024, o número de fichas diárias era de 50, mas a prefeitura não esclareceu o motivo da redução no atendimento.

Suspensão de Contrato pelo MP

Em dezembro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte ajuizou uma ação civil pública para que a Prefeitura de Natal suspendesse o uso de recursos da saúde pública para custear as despesas do hospital veterinário. O MP argumenta que os fundos do Sistema Único de Saúde (SUS) não devem ser aplicados na unidade, uma vez que o Conselho Nacional de Saúde decidiu que a assistência médica veterinária não é considerada um serviço de saúde pública.

Na ação, o MP solicita que o município rescinda imediatamente o Termo de Cooperação com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, que gerencia o hospital, e que a administração da unidade seja transferida para a Secretaria de Meio Ambiente.