João Pessoa 22.13 algumas nuvens Recife 26.02 algumas nuvens Natal 23.12 nuvens dispersas Maceió 22.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 nublado Fortaleza 26.07 nublado São Luís 24.11 céu limpo Teresina 25.84 nublado Aracaju 24.97 nuvens dispersas
iAPOiS celebra a identidade nordestina e a essência de Alagoas
7 de abril de 2025 / 12:20
Foto: Tarcísio Ferreira

Qual imagem melhor define Alagoas? Poderia ser a roda de capoeira à beira-mar, o tradicional carro de boi cortando o sertão ou o vibrante pregão do vendedor de frutas nas ruas. O portal iAPOiS foi criado para reunir essas cenas autênticas e emocionantes, que traduzem o verdadeiro jeito de viver do povo alagoano e, por extensão, da cultura nordestina.

Imagens e relatos alagoanos

Idealizado pelo jornalista e fotógrafo Paulo Marcondes, o iAPOiS é um acervo colaborativo que reúne registros de diversos profissionais, capturando o cotidiano, os rituais, os saberes e as práticas que formam a identidade cultural de Alagoas.

Entre as imagens presentes estão as lavadeiras do rio São Francisco, a espiritualidade indígena do povo Wassu-Cocal, a torra artesanal de castanhas, além dos cortejos, do artesanato e das paisagens com canais, rios e lagoas.

Sobre o Projeto

O projeto, que conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e é operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) de Alagoas, destaca a importância de preservar e valorizar as tradições nordestinas em meio à urbanização e às transformações sociais.

“Queremos descobrir as imagens que definem Alagoas e provocar uma reflexão sobre nossa identidade cultural. Se é o Guerreiro, o batuque do Coco de Roda ou até mesmo o pregão animado do vendedor de frutas que nos representa, cada registro revela uma faceta do nosso cotidiano.”
– Paulo Marcondes

Dessa forma, o iAPOiS oferece acesso aberto a fotos e textos, permitindo que educadores, estudantes e o público em geral possam utilizar esse material com os devidos créditos para fins educativos e culturais, sem fins lucrativos.

Dessa maneira, para garantir a inclusão, a plataforma também dispõe de recursos de acessibilidade, como VLibras, autodescrição e audiodescrição, ampliando o alcance e o impacto da iniciativa.

Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, ressalta:

“A fotografia tem o poder de contar histórias e emocionar. O iAPOiS nos conecta com nossas raízes e celebra o que vivemos todos os dias em Alagoas. É uma forma de valorizar os fotógrafos documentais e preservar nossa identidade cultural de maneira acessível e vibrante.”

Assim, as imagens e relatos que compõem o acervo estão disponíveis gratuitamente no site iapois.com.br.  Além disso, também está nas redes sociais @iapois_alagoas (Instagram) e @iapoisdasalagoas (Facebook), fortalecendo a memória e a cultura nordestina para todos.