
O Instituto de Identificação de Alagoas disponibiliza um serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em domicílio, especialmente voltado para aqueles que enfrentam dificuldades de locomoção. Este atendimento é destinado a idosos, pessoas acamadas, internadas, com deficiência ou mobilidade reduzida, promovendo assim a inclusão e acessibilidade.
Como solicitar o serviço?
Um responsável legal deve se dirigir à sede do Instituto de Identificação, que está situada na Rua Cincinato Pinto, no Centro de Maceió, para agendar o atendimento domiciliar. Na data e horário agendados, uma equipe itinerante visitará a residência do solicitante para realizar a coleta das digitais e a digitalização dos dados.
Quem pode solicitar?
A solicitação pode ser feita por familiares próximos, como filhos, pais e avós, cônjuges ou um representante legal da pessoa que necessita do serviço.
Documentos necessários:
No dia do atendimento, é imprescindível apresentar os seguintes documentos:
- Duas fotos 3×4
- Identidade antiga
- Comprovante de residência
- CPF
- Laudo médico (se houver)
- Certidão de nascimento, casamento ou divórcio com averbação
Prazo de entrega:
O documento será entregue em até sete dias úteis, tendo prioridade devido à condição dos solicitantes.
Custos:
A primeira via da Carteira de Identidade é gratuita, enquanto a segunda via custa R$ 36,06.
De acordo com Antônio Ferreira, superintendente do Instituto de Identificação, o atendimento pode ser realizado em qualquer município de Alagoas, conforme a disponibilidade no momento do agendamento. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o Instituto de Identificação e garantir o acesso a este importante documento de identidade.