João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 31.02 algumas nuvens Natal 32.12 nuvens dispersas Maceió 32.69 algumas nuvens Salvador 29.98 algumas nuvens Fortaleza 31.07 algumas nuvens São Luís 29.11 chuva leve Teresina 32.84 nublado Aracaju 30.97 algumas nuvens
Idosos em Maceió se reinventam ao aprender novos idiomas e descobrem oportunidades
2 de março de 2025 / 17:14
Foto: Prefeitura de Maceió

Aprender um novo idioma é uma meta que muitos adultos têm, e para os alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras em Maceió, essa jornada se torna ainda mais significativa. Com a oferta de cursos gratuitos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), idosos estão desafiando estereótipos e mostrando que a idade não é um empecilho para a educação.

Entre os estudantes, Válter Virgílio, de 60 anos, se destaca. Após 45 anos trabalhando como ambulante na orla de Maceió, ele percebeu o aumento do turismo internacional e a necessidade de se comunicar melhor com os visitantes. Com isso, decidiu aprender espanhol. “Aprender um novo idioma vai melhorar meu trabalho e facilitar o atendimento aos turistas”, afirma Válter, que frequenta as aulas acompanhado de seu filho, também ambulante.

Outro aluno, Fernando Vasconcelos, de 66 anos, busca aprender inglês. Como advogado, ele sempre teve contato com o público e acredita que dominar uma segunda língua é fundamental. “As pessoas com mais de 60 anos estão cheias de energia e vontade de aprender. O que as impede, muitas vezes, é o etarismo, o preconceito”, reflete Fernando.

Pedro de Souza, de 71 anos, é mais um exemplo de determinação. Aposentado do serviço público federal, ele começou a estudar inglês durante a pandemia, mas precisou interromper os estudos. Agora, de volta às aulas, está decidido a continuar. “O inglês é uma língua universal e abre portas onde quer que você vá”, explica Pedro, que se inscreveu no curso ao ver o anúncio online, esperando inspirar outros a seguirem seu exemplo.

Ainda há vagas disponíveis!

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que, mesmo com as aulas em andamento, ainda há vagas para novos alunos. Confira a disponibilidade:

  • Inglês: 2 vagas no polo Poço
  • 3 vagas à tarde no polo Jacintinho
  • Espanhol: 10 vagas no polo Jacintinho
  • 12 vagas no polo Benedito Bentes

Os interessados podem se dirigir à Escola Henrique Equelman, localizada no Jacintinho, onde funcionava o antigo CSU. É necessário levar uma cópia da identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. O atendimento ocorre das 13h às 16h30, e as inscrições devem ser feitas presencialmente. Os cursos são totalmente gratuitos, proporcionando uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam aprender uma nova língua.