João Pessoa 31.13 algumas nuvens Recife 30.02 algumas nuvens Natal 31.12 algumas nuvens Maceió 30.69 algumas nuvens Salvador 29.98 céu limpo Fortaleza 30.07 algumas nuvens São Luís 29.11 nuvens dispersas Teresina 32.84 nublado Aracaju 29.97 céu limpo
IFCE abre seleção de cursos técnicos para estudantes do ensino médio no Crato
24 de novembro de 2024 / 10:38
Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu inscrições para o processo seletivo de cursos técnicos gratuitos voltados a estudantes do Crato, região do Cariri cearense. Podem se inscrever jovens que vão iniciar o ensino médio em 2025, ou estudantes que estão concluindo ou já concluíram o ensino médio.

No total, são 310 vagas disponíveis. As inscrições vão até o dia 8 de dezembro pelo site da instituição.

A seleção dos alunos é feita por meio da análise de notas do histórico escolar do candidato e não é necessário fazer prova.

Das 310 vagas, 270 são para cursos técnicos integrados ao ensino médio, modalidade em que o estudante cursa todo o ensino médio no IFCE, junto com a formação técnica. Para quem já concluiu ou está concluindo o ensino médio, a oportunidade é para o curso técnico subsequente em agropecuária.

Os cursos e vagas disponíveis são:

  • Agroindústria (40 vagas)
  • Agropecuária (120 vagas)
  • Informática para internet (70 vagas)
  • Lazer (40 vagas)
  • Agropecuária para concluintes do ensino médio (40 vagas)

Inscrição

No ato da inscrição, o candidato deve escolher o campus no qual deseja estudar e o curso. Também é necessário fornecer dados pessoais como nome completo, telefone de contato, e-mail, CPF, endereço de residência, dentre outros.

Para concluir a inscrição, é preciso enviar pelo site histórico escolar e documento de identificação em formato PDF. Caso a pessoa ainda esteja cursando o ensino fundamental ou o ensino médio, a seleção aceita o envio de histórico parcial do 6º ao 8º ano para os cursos integrados ou do 1º e do 2º do ensino médio para o curso subsequente.

Metade das vagas é destinada a pessoas oriundas de escolas públicas, pelo sistema de reserva de vagas. No sistema, há cotas para pessoas com renda familiar per capita inferior a 1,5 salário mínimo, para pessoas com deficiência e/ou para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Para concorrer pelas cotas, é preciso ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública.