
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) anunciou, nesta sexta-feira (26), a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026, que oferece 560 vagas gratuitas em cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As vagas estão distribuídas em 14 campi e o ingresso está previsto para o primeiro semestre letivo de 2026.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de outubro de 2025, exclusivamente pelo site estudenoifma.ifma.edu.br.
Sobre o PROEJA
O Proeja é uma modalidade de ensino destinada a jovens e adultos que não completaram o ensino básico na idade apropriada, proporcionando a chance de retomar os estudos com uma formação técnica integrada. Essa iniciativa visa promover a inclusão educacional e a qualificação profissional.
Distribuição das Vagas
Metade das vagas é reservada para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escola pública, com subcotas destinadas a pessoas de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Além disso, há uma reserva específica de 2,5% das vagas para pessoas com deficiência, independentemente de sua origem escolar ou situação econômica.
Os candidatos que se autodeclararem pretos e pardos passarão por um procedimento de heteroidentificação, que envolve a análise de uma foto enviada no momento da inscrição.
O Campus São Luís – Maracanã oferece 80 vagas nos cursos de Agropecuária (vespertino) e Gastronomia (matutino). Os demais campi, incluindo Açailândia, Araioses, Porto Franco, Bacabal, Buriticupu, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Santa Inês, São José de Ribamar, Timon e Zé Doca, disponibilizam 40 vagas cada em cursos como:
- Administração
- Vendas
- Comércio
- Agroindústria
- Eletrotécnica
- Panificação
- Redes de Computadores
Acesse o edital completo para mais detalhes.
Quem pode participar?
Podem se inscrever candidatos com idade mínima de 18 anos até a data da matrícula, que já tenham concluído o Ensino Fundamental ou que tenham cursado, em 2025, o 9º ano do Ensino Fundamental ou a última etapa desse ensino na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Para se inscrever, acesse a página de inscrição.
A seleção será realizada com base na análise do Questionário Socioeconômico preenchido durante a inscrição, levando em consideração fatores como renda familiar, tempo fora da escola, condições de moradia e motivações para retornar aos estudos.
O resultado final está previsto para ser divulgado em 18 de dezembro de 2025, com matrículas dos aprovados ocorrendo de 7 a 16 de janeiro de 2026. Caso haja vagas remanescentes, serão realizadas chamadas de excedentes até a terceira semana de aula.