João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Ifma disponibiliza inscrições para curso técnico gratuito em meio ambiente na modalidade EAD
3 de junho de 2025 / 20:27
Foto: Divulgação

O Instituto Federal do Maranhão (Ifma) — Campus Carolina — está oferecendo 350 vagas para o curso técnico em Meio Ambiente na modalidade de Educação a Distância (EAD). Essa capacitação, que é totalmente gratuita, é destinada a pessoas que já completaram o Ensino Médio.

As vagas estão distribuídas em seis polos de apoio presencial localizados nos municípios de Alto Alegre do Maranhão, Brejo, Campestre do Maranhão, Nina Rodrigues, Santa Luzia e Santa Quitéria. As inscrições serão realizadas de forma presencial, entre os dias 3 e 13 de junho, das 8h às 18h, diretamente nos polos mencionados.

Processo de Seleção

A seleção dos candidatos será feita por meio de um sorteio eletrônico público, que será transmitido ao vivo pelo canal do Campus Carolina no YouTube, no dia 2 de julho. Caso o número de inscritos seja inferior ao total de vagas disponíveis, o sorteio não será necessário.

Sistema de Cotas

O processo seletivo conta com um sistema de cotas sociais e étnico-raciais, conforme a Instrução Normativa PRENAE nº 15/2024. A distribuição das vagas é a seguinte:

  • 2,5% das vagas são reservadas para candidatos com deficiência.
  • 50% das vagas são destinadas a candidatos que completaram todo o Ensino Médio em escolas públicas.

Dentro desse grupo, há subcotas para:

  • Pessoas com renda familiar bruta per capita de até 1 salário mínimo;
  • Autodeclarados pretos, pardos e indígenas (79,84%);
  • Quilombolas (3,97%);
  • Pessoas com deficiência (9,10%).

Detalhes do Curso

O curso técnico em Meio Ambiente tem uma duração de 1 ano e meio, com atividades remotas de segunda a sábado. Parte da carga horária será presencial, com encontros nos polos de apoio. Essa formação visa preparar os alunos para atuar na preservação ambiental, controle de impactos e promoção do desenvolvimento sustentável.