
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) abriu as inscrições para o processo seletivo dos cursos superiores de graduação, com ingresso previsto para o segundo semestre letivo de 2025. Ao todo, estão disponíveis 148 vagas em cursos de licenciatura e tecnologia, distribuídas entre os campi de Macau, Mossoró e Natal-Zona Norte.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do Portal do Candidato, até às 23h59 do dia 7 de julho. A seleção será baseada nas notas obtidas nas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2020 e 2024.
Vagas oferecidas na seleção
Os candidatos interessados devem ter o certificado de conclusão do Ensino Médio e não podem ter obtido nota zero em nenhuma das provas do Enem. As vagas são divididas nas seguintes categorias:
- Ampla concorrência
- Ações afirmativas (Lei de Cotas)
- Reserva para pessoas com deficiência
Além disso, parte das vagas é destinada a estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, levando em conta critérios de renda, etnia (pretos, pardos, indígenas e quilombolas) e deficiência. Também há vagas específicas para pessoas com deficiência na ampla concorrência.
Para se inscrever, os candidatos devem criar uma conta no sistema do IFRN e preencher o formulário online. A taxa de inscrição é de R$ 25, com prazo de pagamento até 8 de julho. Estudantes de famílias de baixa renda que estão inscritos no CadÚnico podem solicitar a isenção da taxa até 22 de junho, diretamente no sistema.
O resultado final será divulgado no dia 19 de agosto. Os aprovados deverão realizar a pré-matrícula online entre os dias 21 e 25 de agosto, através da plataforma Gov.br. A documentação necessária inclui identidade, CPF, foto 3×4, histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e outros documentos específicos, conforme o tipo de vaga.
Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail processoseletivo@ifrn.edu.br ou pelo WhatsApp no número (84) 4005-0781, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O acesso à página do Processo Seletivo pode ser feito diretamente no site do IFRN.