
O Complexo Turístico Ilha de Santana, localizado em Caicó, na região do Seridó potiguar, foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural, histórico, paisagístico e turístico material do Rio Grande do Norte. Este reconhecimento foi formalizado através de uma lei publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça-feira, dia 15, após a sanção da governadora Fátima Bezerra (PT).
Além disso, outra lei sancionada estabelece a Caminhada Ilton Pacheco – Peregrinos de Sant’Ana de Caicó como patrimônio cultural, histórico e religioso imaterial do Estado.
Patrimônios relacionados à Festa de Santana
As novas designações de patrimônio estão diretamente ligadas à tradicional Festa de Santana, que é celebrada há mais de 270 anos em Caicó. A programação oficial para o ano de 2025 terá início nesta quarta-feira, 16 de julho, e se estenderá até o dia 27 do mesmo mês.
A caminhada, que é um dos eventos que abre as festividades, envolve a peregrinação de fiéis que partem do município de Currais Novos até Caicó, cobrindo uma distância aproximada de 85 km. Os shows da festa ocorrerão na Ilha de Santana, que se tornará o palco principal das celebrações. A Festa de Santana é um evento de grande relevância cultural e religiosa na região, atraindo visitantes e devotos de diversas localidades.