João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nublado Maceió 25.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 nublado Teresina 27.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Imepi apreende mais de 7 mil itens escolares em fiscalização da operação aulas seguras e disponibiliza telefone para denúncias
30 de janeiro de 2025 / 10:40
Foto: Divulgação

O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) realizou uma fiscalização abrangente em papelarias e livrarias, inspecionando quase 25 mil produtos. Durante a operação, aproximadamente 30% dos itens foram retirados de circulação para análise no laboratório do setor de pré-medidos do órgão.

A ação, que faz parte da Operação Aulas Seguras, resultou na apreensão de cerca de 7.500 materiais escolares, incluindo canetas esferográficas, lancheiras, pastas plásticas, agendas, resmas de papel, caixas de lápis, apontadores, cadernos, massas de modelar e giz de cera. O objetivo da operação é garantir maior segurança para os pais e consumidores na hora da compra de material escolar, além de combater a venda de produtos irregulares.

Importância do Selo de Segurança

Aquiles Neto, fiscal do Imepi, destacou que a operação é parte de uma iniciativa nacional do Inmetro, enfatizando que 99% dos itens fiscalizados são destinados a crianças. Ele alertou que os pais e responsáveis devem estar atentos aos materiais que possuem o selo do instituto, que assegura a segurança dos produtos.

Os lojistas também foram orientados a verificar se os itens que comercializam são certificados, evitando a venda de produtos de forma irregular. A fase de perícia dos materiais escolares já começou, onde o setor de Pré-medidos do Imepi está avaliando a quantidade e as medidas dos produtos.

Mayra Freire, coordenadora do setor de Pré-medidos, explicou que, por exemplo, ao inspecionar uma resma de papel, é realizada a contagem das folhas e a verificação das medidas indicadas na embalagem. “Todo esse trabalho é feito para garantir que o consumidor não seja lesado na hora de comprar o material escolar”, afirmou.

As penalidades para os estabelecimentos que infringirem as normas podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, dependendo do porte da empresa, da gravidade da infração e da reincidência.

Para denúncias, dúvidas ou sugestões, o IMEPI disponibiliza um telefone através do WhatsApp: (86) 99456-1921.