
A partir desta sexta-feira (22), os contribuintes poderão consultar o 4º lote de restituições do Imposto de Renda 2025. No estado do Rio Grande do Norte, 15.177 pessoas serão beneficiadas, recebendo um total de R$ 28.541.243,78. O pagamento está programado para ser realizado a partir de 29 de agosto.
Em todo o Brasil, 1.884.035 contribuintes receberão um montante total de R$ 2,9 bilhões, incluindo também restituições residuais de anos anteriores.
Como consultar a restituição?
Quando a consulta estiver disponível, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, é necessário selecionar “Consultar a Restituição”. A página oferece instruções e canais de atendimento que permitem uma consulta simplificada ou detalhada da situação da declaração, acessando o extrato de processamento no e-CAC. Caso sejam identificadas pendências, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações.
Além disso, a Receita Federal disponibiliza um aplicativo para dispositivos móveis que possibilita a consulta direta sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF.
A Receita Federal ressalta que os pagamentos de restituições são realizados exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Por isso, se houver erro nos dados bancários ou problemas na conta de destino, o pagamento será impedido.
Para evitar prejuízos, o Fisco oferece um serviço de reagendamento, disponível pelo Banco do Brasil, por até um ano após a primeira tentativa de crédito. O contribuinte poderá corrigir os dados bancários e reagendar o crédito dos valores através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento do Banco do Brasil, utilizando os seguintes números:
- 4004-0001 (capitais)
- 0800-729-0001 (demais localidades)
- 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos)
Ao utilizar este serviço, o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração, aguardando a nova tentativa de crédito. Caso não resgate a restituição dentro do prazo, será necessário fazer um requerimento pelo Portal e-CAC.
Calendário de restituição do IR 2025
Os pagamentos das restituições do IRPF 2025 ocorrerão em cinco lotes, conforme informações da Receita. O prazo para entrega das declarações teve início em 17 de março. As datas dos pagamentos são as seguintes:
- 1º lote: 30 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Malha fina
Durante a consulta, o contribuinte também pode verificar se há pendências na declaração que possam impedir o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”. Para isso, é possível acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal, através do e-CAC.
Após fazer o login, o usuário deve selecionar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, escolher a opção “Pendências de Malha”. Nesse espaço, é possível verificar se a declaração está na malha fina e qual o motivo da retenção.
Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou um certificado digital emitido por uma autoridade habilitada. As restituições de declarações com inconsistências só serão liberadas após correção pelo contribuinte ou mediante comprovação de que a declaração está correta.