
Foi inaugurado nesta segunda-feira (5) o novo Porto de Cabedelo, localizado na Grande João Pessoa. Este evento marca uma nova fase na história do porto, que completa 90 anos, e contou com a presença de importantes autoridades, como o governador João Azevêdo, o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta.
O Governo da Paraíba anunciou que mais de R$ 200 milhões foram investidos na modernização da infraestrutura do porto, e há planos para investir mais R$ 130 milhões em futuras ampliações.
As obras entregues incluem:
- Drenagem do canal de acesso e da bacia de evolução;
- Requalificação dos armazéns;
- Reconstrução da sede administrativa, que agora conta com ambientes como academia e refeitório.
Além disso, a nova estrutura do Porto de Cabedelo passou a contar com a instalação de energia fotovoltaica, drenagem profunda e estações de tratamento de resíduos sólidos, águas pluviais e esgoto. Essas melhorias visam eliminar galerias irregulares que despejavam esgoto no Rio Paraíba. Um auditório com capacidade para mais de 150 pessoas também está previsto para ser construído.
Com a conclusão da drenagem, o Porto de Cabedelo poderá operar com a homologação da obra pela Marinha do Brasil, apresentando um canal de 11 metros de profundidade, capaz de receber navios de até 55 mil toneladas e movimentar entre 9 a 13 embarcações mensalmente.