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Inauguração do espaço de cidadania digital no centro de Teresina oferece serviços como emissão de carteira de identidade
30 de abril de 2025 / 17:11
Foto: Divulgação

O Espaço da Cidadania Digital, inaugurado na última quarta-feira (30) no Centro de Teresina, representa uma nova fase na utilização de prédios públicos anteriormente desocupados. O projeto é parte de uma iniciativa do Governo do Piauí, que visa revitalizar imóveis no centro da capital, transformando-os em locais de prestação de serviços à população.

Localizado na Rua Clodoaldo Freitas, nº 729, o novo espaço oferece diversos serviços, incluindo a emissão de carteiras de identidade, cadastros e a criação de usuários de e-mail. Segundo Marcelo Mascarenhas, diretor do Instituto de Identificação Digital, o local também conta com uma “lan house social” equipada com 20 computadores disponíveis para uso público.

Os cidadãos que visitarem o Espaço da Cidadania Digital poderão receber apoio de profissionais para criar logins em aplicativos dos governos estadual e federal, além de acessar serviços de saúde, como consultas e exames.

Conceito de Cidadania Digital

Mascarenhas destacou que o espaço é o primeiro do tipo a implementar a ideia de que “quem deve circular são os dados do cidadão, não o cidadão”. Ele enfatizou que a base de dados utilizada é originada da carteira de identidade e é acessível a todos os órgãos do Governo do Piauí, facilitando a oferta de serviços.

Além dos serviços já mencionados, o prédio abriga o Piauí Gov Tech, um ambiente destinado a reunir especialistas na busca de soluções tecnológicas para os problemas enfrentados pela população. O espaço também conta com uma biblioteca e um auditório com capacidade para 60 pessoas.

Revitalização de Prédios Públicos

O projeto de reocupação de prédios públicos desocupados no Centro de Teresina envolve a avaliação de cerca de 75 imóveis pertencentes ao Estado, com o intuito de estimular a presença de pessoas e atividades na região. A Secretaria da Administração (Sead) informou que uma parceria com a União foi estabelecida para reativar imóveis federais ociosos, alguns dos quais já estão passando por vistorias e obras.

Bárbara Dantas, diretora de Gestão de Patrimônio Imobiliário da Sead, explicou que o objetivo é promover uma dinâmica mais ativa no Centro de Teresina, aproximando os serviços públicos da população e incentivando o uso responsável do patrimônio público.

  • O prédio que abrigava a antiga sede da Emater foi cedido ao Instituto Federal do Piauí (IFPI);
  • O antigo Fórum Central I, na rua Álvaro Mendes, será a nova sede da vice-governadoria do Estado;
  • O prédio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na avenida Miguel Rosa, abrigará a nova sede da Secretaria do Planejamento (Seplan);
  • O imóvel da Justiça do Trabalho, na rua 24 de Janeiro, será destinado a diversos órgãos públicos, incluindo a Secretaria de Inteligência Artificial (SAI) e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

Essas iniciativas visam não apenas a revitalização de espaços, mas também a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, facilitando o acesso a serviços essenciais.