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Iniciativa em escola no Nordeste destaca a importância dos profissionais de economia solidária
12 de outubro de 2025 / 17:09
Foto: Divulgação

Um projeto inovador na escola pública Liceu Alfredo Almeida Machado, em Quixeramobim, Ceará, está promovendo ações de sustentabilidade e cidadania entre os alunos do ensino médio. Com base nos cinco R’s da sustentabilidade — repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar —, os estudantes estão engajados em atividades que valorizam grupos da comunidade local que trabalham em prol da solidariedade.

O projeto, intitulado “Girassóis”, envolve cerca de 283 alunos e 150 trabalhadores da economia solidária, além de voluntários de um instituto que atende pacientes oncológicos. Quixeramobim está localizado a 212 km de Fortaleza e o projeto tem como objetivo dar visibilidade e importância ao trabalho de profissionais como garis, catadores e costureiras que utilizam materiais recicláveis para criar artesanato.

Valorização e acolhimento

A professora Rayane Fernandes, idealizadora do projeto, destacou a importância de dar voz aos trabalhadores da cidade. “Buscamos dar visibilidade ao trabalho de garis, catadores e mulheres do Instituto Luz e Vida, que atende mulheres com câncer e que produzem artesanato com materiais reutilizados”, afirmou.

Rayane também explicou a escolha do nome “Girassóis”, que simboliza a busca por luz e acolhimento. “Assim como o girassol se volta para a luz do sol, os alunos e trabalhadores também buscam esse acolhimento e retorno”, disse a educadora.

Os cinco R’s da sustentabilidade

Os alunos do Liceu são em sua maioria moradores da periferia e representam cada um dos R’s da sustentabilidade através de diferentes grupos:

  • Repensar: alunos da escola
  • Reciclar: catadores
  • Reduzir: costureiras da Associação Padre Ibiapina
  • Reutilizar: pacientes oncológicos e voluntárias do Instituto Luz e Vida
  • Recusar: garis

Os alunos estão envolvidos em atividades que promovem a leitura e a escrita, além de ações ecológicas. Eles produzem textos autorais, utilizando a afetividade e a sensibilidade, e comunicam suas mensagens de valorização aos profissionais através de cartas, diários, cordéis, poemas e fanzines.

Rayane enfatizou que o projeto não só valoriza os trabalhadores, mas também ajuda os alunos a se reconhecerem como agentes de mudança que precisam de acolhimento e visibilidade. As atividades incluem visitas aos grupos homenageados e vice-versa, criando um espaço de troca e aprendizado mútuo.

Dessa forma, o projeto “Girassóis” se destaca como uma importante iniciativa educacional e social, promovendo a valorização dos profissionais da economia solidária e a conscientização dos jovens sobre a importância da sustentabilidade.