João Pessoa 26.13 algumas nuvens Recife 27.02 algumas nuvens Natal 26.12 céu limpo Maceió 24.69 céu limpo Salvador 25.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 27.11 algumas nuvens Teresina 34.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 algumas nuvens
Início da campanha de multivacinação no RN para atualizar cadernetas de crianças e adolescentes
7 de outubro de 2025 / 10:41
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) dá início, nesta segunda-feira (6), à Campanha de Multivacinação, com o intuito de atualizar o calendário nacional de vacinação para crianças e adolescentes com menos de 15 anos.

Durante o período da campanha, todas as vacinas recomendadas para essa faixa etária estarão disponíveis nos postos de saúde. O Dia D de mobilização está agendado para o dia 18 de outubro, um sábado.

A campanha, que se estenderá até o dia 31 de outubro, é realizada em colaboração com os municípios do Rio Grande do Norte e é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Saúde.

Nos dias 7 e 8 de outubro, uma ação especial ocorrerá na Mostra de Profissões da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde o público poderá se vacinar. A mostra será realizada no Centro de Convivência, com horários de atendimento das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, em parceria com a UFRN e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação também para adultos

Embora o foco da campanha seja a imunização de crianças e adolescentes, a Sesap também disponibilizará doses para adultos, incluindo a vacina contra o sarampo, que representa um risco de reintrodução no Brasil. Essa vacina será oferecida para pessoas com idades entre 12 meses e 59 anos.

Além disso, jovens de 15 a 19 anos poderão atualizar sua vacinação contra o HPV, que é fundamental na prevenção de diversos tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço.

O Ministério da Saúde registrou um aumento na cobertura vacinal no país, que passou de 78,42% em 2022 para 82,83% em 2024 entre as meninas, e de 45,46% para 67,26% entre os meninos.

A Sesap enviou uma nota técnica aos municípios do Rio Grande do Norte, contendo todas as orientações necessárias para a execução da campanha. Cada gestão municipal deverá desenvolver suas próprias estratégias, considerando o perfil populacional e as áreas de risco, priorizando locais com menor adesão e espaços estratégicos para vacinação, conforme a estratégia de microplanejamento.