João Pessoa 28.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 26.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 30.84 céu limpo Aracaju 27.97 céu limpo
Inscrições abertas para as mostras competitivas do Festival Guarnicê de Cinema: descubra como participar
2 de março de 2025 / 10:22
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para as mostras competitivas da 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema, que ocorrerá em São Luís, Maranhão. Os interessados podem se inscrever gratuitamente entre os dias 24 de fevereiro e 30 de março.

As inscrições abrangem as seguintes categorias:

  • Curta ou longa-metragem nacional;
  • Curta ou longa-metragem maranhense;
  • Videoclipe.

Cineastas de todo o Brasil têm a oportunidade de competir nas mostras de filmes nacionais e curtas-metragens. Além disso, realizadores de países ibero-americanos e de língua portuguesa também podem participar, desde que seus filmes sejam falados, dublados ou legendados em português.

As produções devem ter sido finalizadas até julho de 2023 e não podem ter sido inscritas em edições anteriores do festival. O evento deste ano ocorrerá entre os dias 1 e 8 de agosto e manterá um formato híbrido, com exibições presenciais em São Luís, além de disponibilização pelo aplicativo CineGuarnicê e no site do festival.

Premiação e Programação

Entre os prêmios a serem concedidos, destaca-se o valor de R$ 20 mil para o melhor filme de longa-metragem nacional e R$ 10 mil para o melhor curta-metragem nacional. Informações adicionais sobre as premiações podem ser consultadas no regulamento do festival.

Durante o Guarnicê, haverá mostras competitivas paralelas e diversas atividades formativas, incluindo oficinas, palestras, workshops e o Seminário Ciência Cine Guarnicê. A organização do evento anunciou que o edital para o seminário será divulgado em breve.

Sobre o Festival Guarnicê de Cinema

O Festival Guarnicê de Cinema é um dos mais antigos e tradicionais do Brasil, tendo sido fundado em 1977 sob o nome de Jornada Maranhense de Super 8. Em 1990, na sua 13ª edição, passou a se chamar Guarnicê, em homenagem à cultura popular maranhense, especificamente aos preparativos dos grupos de bumba meu boi.

Reconhecido como o festival mais longevo do Norte e Nordeste do Brasil, o Guarnicê mantém sua relevância e tradição. Organizado pela Diretoria de Assuntos Culturais (DAC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o festival continua a ser um espaço de celebração do cinema brasileiro e de valorização da cultura maranhense.