
A primeira fase do projeto Ciclo de Formação para Agentes Culturais, que retorna em 2025, ocorrerá entre os dias 7 e 12 de julho nas cidades de Matinha e Viana, localizadas na baixada maranhense. Este projeto visa promover oficinas em quatro municípios do Maranhão, abrangendo tanto a baixada quanto o litoral ocidental do estado.
Neste ano, o Ciclo será dividido em duas etapas: a primeira acontece em julho, em Matinha e Viana, enquanto a segunda está programada para agosto, em Cururupu e Bequimão. O objetivo principal é capacitar os participantes a buscarem recursos públicos e privados, fortalecendo a atuação de grupos e agentes culturais.
Oficinas em Matinha
A edição de 2025 do Ciclo de Formação começará na próxima segunda-feira (7) em Matinha, com a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais, das 14h às 18h. Serão três dias de atividades, com a Oficina de Portfólio Cultural nos dias 8 e 9 de julho, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Todas as atividades ocorrerão na Sala de Reunião da Prefeitura, situada na Rua Coronel Antônio Augusto, no Centro da cidade. As inscrições estão abertas até o dia 4 de julho e podem ser feitas através do link: inscrição Matinha.
Oficinas em Viana
As oficinas em Viana terão início no dia 10 de julho, no Prime Delux, localizado no bairro Subestação, km 37 da MA-014. Nesse dia, a Oficina de Leitura e Interpretação de Editais Culturais ocorrerá das 14h às 18h. Nos dias 11 e 12, a Oficina de Portfólio Cultural será realizada das 8h às 12h e das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de julho, pelo link: inscrição Viana.
Mariana Cronemberger, uma das idealizadoras do projeto, destaca a importância das oficinas como espaços que fortalecem a atuação cultural, proporcionando acesso a ferramentas práticas e informações relevantes. Além das inscrições online, há a possibilidade de se inscrever presencialmente em Matinha, na Secretaria de Juventude, e em Viana, na Cooperativa Folclórica e Cultural de Viana e Municípios Adjacentes (FOLCUT).
Impacto e Continuidade do Projeto
Júlia Martins, também idealizadora e instrutora, enfatiza que o Ciclo visa ampliar o acesso dos agentes culturais a mecanismos de fomento, contribuindo diretamente para o crescimento da cena cultural local. A segunda etapa do projeto ocorrerá em agosto, em Cururupu e Bequimão, com mais detalhes a serem divulgados no Instagram do Ciclo de Formação.
O projeto é financiado pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão, em parceria com a Afrodite Produções e Orgânik Produções. Desde sua criação em 2021, o Ciclo já formou mais de 350 agentes culturais, promovendo uma série de oficinas que abordam temas essenciais para o desenvolvimento cultural, como:
- Leitura e interpretação de editais culturais;
- Elaboração de portfólios artísticos;
- Elaboração de projetos culturais;
- Gestão cultural, incluindo programações inclusivas e diversas.
Com uma metodologia acessível, o Ciclo reafirma seu compromisso com a democratização do conhecimento e o fortalecimento da cultura local.
Serviço:
O quê: Edição 2025 do Ciclo de Formação para Agentes Culturais;
Onde: Matinha, Viana, Cururupu e Bequimão;
Quando: Julho, com oficinas em Matinha (7 de julho) e Viana (10 de julho);
Endereços: Matinha – Sala de Reunião da Prefeitura; Viana – Prime Delux;
Inscrições: Online e presencialmente, conforme os links mencionados acima.
Mais informações: Instagram @ciclodeformacaocultural.