João Pessoa 29.13 algumas nuvens Recife 29.02 nublado Natal 29.12 algumas nuvens Maceió 28.69 algumas nuvens Salvador 28.98 nuvens dispersas Fortaleza 29.07 nuvens dispersas São Luís 28.11 nuvens dispersas Teresina 31.84 céu limpo Aracaju 28.97 céu limpo
Inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2025 da UECE estão abertas
11 de março de 2025 / 20:37
Foto: Divulgação

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) anunciou a abertura das inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2025, com um total de 2.258 vagas disponíveis. Deste total, 1.224 são destinadas aos cursos oferecidos em Fortaleza, enquanto 1.034 vagas estão alocadas nas unidades da Uece localizadas em diversas cidades do interior do estado, incluindo Aracati, Canindé, Crateús, Itapipoca, Iguatu, Limoeiro do Norte, Mombaça, Quixadá, Quixeramobim e Tauá.

Os interessados têm até o dia 28 de março para se inscrever, sendo que o processo deve ser realizado exclusivamente online. Além disso, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) pode ser gerado até às 17h do mesmo dia, com vencimento previsto para 31 de março de 2025. O valor da taxa de inscrição é de R$ 160, referente ao pagamento integral.

Datas Importantes

As provas da primeira fase estão agendadas para o dia 27 de abril de 2025, enquanto a segunda fase ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio, um domingo e uma segunda-feira, respectivamente.

No momento da inscrição, os candidatos devem escolher o curso desejado e a Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) que pretendem estudar. A primeira fase do vestibular será composta por questões de múltipla escolha abrangendo as seguintes áreas:

  • Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química;
  • Linguagens e Códigos: Educação Física, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês) e Língua Portuguesa.

A segunda fase incluirá quatro provas, sendo uma delas de Redação e três específicas, conforme a opção de curso do candidato.

A Uece também adota um sistema de cotas, reservando 50% das vagas para estudantes que atendam a dois critérios: terem concluído o ensino médio regular em escolas públicas do Ceará e serem economicamente carentes, com renda mensal bruta de até 1,5 salário-mínimo per capita.

Os candidatos que solicitarem isenção da taxa de inscrição devem realizar a inscrição entre os dias 10 e 28 de março, e também enviar a documentação necessária para concorrer às vagas reservadas para o Sistema de Cotas, incluindo as categorias PcD, preto, pardo, indígena, quilombola e cota social, em formato PDF.