
Imagine reunir os sósias de celebridades como Will Smith, Jackie Chan, Vin Diesel e até o personagem Harry Potter cantando o sucesso “Dignow”, da banda baiana Pagod’art, que surgiu nos anos 2000. Embora pareça improvável, essa cena ganhou vida em um vídeo chamado “Hollywood do Samba”, que já ultrapassa 43 milhões de visualizações no TikTok desde outubro do ano passado. O segredo está no uso da inteligência artificial, que potencializa a semelhança física dos artistas e criadores de conteúdo com os astros internacionais, fazendo com que a produção fique “a cara” dos verdadeiros famosos.
Naio Barreto, conhecido como o Will Smith baiano, contou que esse vídeo nasceu de uma brincadeira durante uma viagem a Morro de São Paulo, em Cairu, na Bahia. Ele e seus amigos — Enzo Lucas (sósia do Harry Potter), Sidney Jackson (sósia de Michael Jackson), Laudelino Lucas (sósia de Jackie Chan) e Dudu Mota (sósia de Vin Diesel) — estavam em um momento descontraído em um bar quando o garçom começou a cantar um samba. Naio percebeu a semelhança do garçom com Eddie Murphy e chamou os demais para filmar. O resultado foi tão convincente que os clientes do bar acharam que eles eram uma atração turística local. O vídeo viralizou e gerou grande repercussão nas redes sociais.
Desde 2020, Naio usa inteligência artificial para aprimorar suas imitações, principalmente durante a pandemia de Covid-19, quando muitos investiram no ambiente digital. A popularidade dos seus vídeos foi tamanha que ele chegou a conhecer Will Smith pessoalmente no Rock in Rio 2024. A trupe de sósias planeja agora lançar versões bem-humoradas dançando outros ritmos da Bahia, como o arrocha, estratégia que visa aumentar a identificação com o público diante do crescimento de conteúdos produzidos com inteligência artificial.
Um dos integrantes, Enzo Lucas, bastante parecido com Daniel Radcliffe, o ator que interpretou Harry Potter, sempre foi associado ao personagem, mesmo não gostando da comparação. Ele chegou a se apresentar como “Harry, o Bruxo”, mas teve que abandonar esse nome após notificação da Warner Bros. Discovery para não usar marcas registradas. Mesmo assim, ele encarou a situação positivamente e adotou o nome “O Bruxo” para seguir focado na carreira musical. Enzo está preparando a terceira versão do projeto “Brega do Bruxo”, que já soma mais de um milhão de visualizações no YouTube.
Assim, o projeto “Hollywood do Samba” mostra como a inteligência artificial pode criar encontros inusitados entre astros internacionais e a cultura baiana através do pagodão, unindo humor, talento e tecnologia numa mistura que conquista o público.