
Um estudo recente realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) revelou que 56,2% dos consumidores planejam adquirir presentes durante o Natal deste ano. Entre os que pretendem comprar presentes, 60,2% indicaram a intenção de adquirir pelo menos dois itens, destacando que o vestuário lidera a preferência com 66,2%. Brinquedos (27,5%) e sapatos e acessórios (22,3%) também figuram entre as escolhas mais comuns para presentear. Além desses produtos, artigos de cama, mesa e banho (13,7%), perfumaria (9,2%) e cestas natalinas (6,5%) estão na lista de opções para as festas de fim de ano.
Quanto aos locais de compra, a maior parte dos consumidores (48,2%) pretende adquirir seus presentes em lojas situadas em shoppings. As lojas de ruas e bairros aparecem em segundo lugar, com 36,2%, seguidas pelo centro comercial da Rua Grande, em São Luís, que recebeu 28,8% das menções. Embora o comércio eletrônico seja popular, apenas 1,5% dos entrevistados indicaram intenção de comprar pela internet, com destaque para maior uso entre mulheres na categoria de vestuário, enquanto os homens tendem a adquirir eletrodomésticos online.
As promoções são o fator mais determinante para as compras natalinas, apontadas por 74,4% dos consumidores, seguidas pelo preço (67,5%). Outros aspectos que influenciam as decisões são a variedade de produtos (17,9%), atendimento dos vendedores (9,5%) e a qualidade dos itens (8,9%). No que diz respeito às formas de pagamento, o cartão de crédito é o preferido, escolhido por 68,9% dos participantes da pesquisa. Em sequência, o pagamento à vista em dinheiro ou via PIX corresponde a 33,4%, e o débito atinge 20,8%. Modalidades como crediário e PIX parcelado têm pouca adesão, com 7,3% e 1,8%, respectivamente. A maioria dos consumidores que optam pelo parcelamento preferem prazos curtos entre 1 e 6 vezes, representando 72,6% dos entrevistados.
Sobre a forma de celebrar o Natal, cerca de 58% dos entrevistados afirmaram que pretendem comemorar a data, sendo que 71,7% realizarão as festividades em suas residências ou casas de familiares e amigos. Outros locais citados foram restaurantes (5,2%) e igrejas (3,7%), enquanto apenas 0,4% planejam viajar. Ainda, 35% não decidiram sobre a celebração. A pesquisa foi aplicada entre os dias 11 e 14 de novembro de 2025, ouvindo 700 consumidores em pontos de grande fluxo na capital maranhense. O levantamento tem um intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 3,2 pontos percentuais, considerando o universo estimado de 791.768 consumidores com 18 anos ou mais.