João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 27.12 algumas nuvens Maceió 24.69 algumas nuvens Salvador 26.98 céu limpo Fortaleza 27.07 nuvens dispersas São Luís 26.11 céu limpo Teresina 23.84 chuva moderada Aracaju 27.97 algumas nuvens
Interior da Bahia é prejudicado pelo impacto das chuvas
17 de janeiro de 2025 / 11:03
Foto: Thuane Maria/GOV-BA

A chuva forte que atinge várias regiões da Bahia desde o último fim de semana permanece em cidades do norte, sul, sudoeste e oeste do estado. Entre a noite de quarta (15) e esta quinta-feira (16), algumas localidades registraram alagamentos nas ruas, enxurradas e inundações em prédios.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil Estadual (Sudec), 14 municípios já decretaram situação de emergência e algumas receberam ajuda humanitária.

O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), sobrevoou três cidades afetadas pelo temporal na região sul nesta quinta e afirmou que diversos órgãos do estado se dedicam a prestar apoio à população. Ele também relatou que está em contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros como Rui Costa, da Casa Civil, e Wellington Dias, da Cidadania.

“Por enquanto, nós estamos dando conta, mas já chegou uma missão externa pra ajudar. E é bom porque quando essas pessoas vêm, os relatórios ajudam o ministério a disponibilizar mais recursos”, afirmou o gestor.

Em Itajuípe, no sul baiano, choveu 275mm entre domingo (12) e quarta-feira (15). Mais de 400 pessoas foram afetadas pelo grande volume de água.

Jerônimo Rodrigues esteve na cidade nesta quinta e visitou uma escola que tem servido de abrigo para famílias desalojadas. Até esta noite, o impacto das chuvas levou 158 pessoas, da sede e dos distritos de Nova Itajuípe e Rinha de São Cristóvão, a buscarem abrigo na casa de familiares.

De acordo com dados da Prefeitura de Itajuípe, 287 estão desabrigadas e foram acolhidas em alojamentos temporários até a recuperação dos seus imóveis. No distrito de Rinha de São Cristóvão, mais da metade da estrutura de uma casa desabou.

Segundo a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, a equipe do gestor levou 337 colchões e kits de higiene e limpeza para a população vulnerável.

Na BA-262, que liga Itajuípe à cidade de Coaraci, um deslizamento de terra interrompeu o fornecimento de energia e internet no trecho entre as duas localidades.

Em Aurelino Leal, foram registrados desabamentos de casas nos bairros ACM, Humberto Barbosa, João Longo e no distrito de Poço Central. A prefeitura declarou estado de emergência, com um total de 1.800 pessoas desalojadas e cerca de 4.600 afetadas diretamente pelos temporais. Já em Ubatã, as chuvas deixaram 257 pessoas desalojadas e 37 pessoas ficaram feridas em deslizamentos e alagamentos.

Região norte

  • Campo Formoso

Um trecho da BA-220, que liga os povoados de Araras e Vila dos Pauzinhos ao município de Campo Formoso, no norte da Bahia, foi interditado. Isso porque, com a força das chuvas, parte da pista cedeu na tarde de quarta-feira (15).

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia informou que a empresa responsável pela obra na estrada já está no local, fazendo os reparos.

  • Casa Nova

Em Casa Nova, também no norte baiano, o riacho conhecido como “Buraco do Amor” transbordou. A força da água arrastou manilhas e, por consequência, abriu uma cratera na estrada vicinal construída na área. O trecho, próximo à barragem de Sobradinho, liga os estados da Bahia e Pernambuco.

Região oeste

  • Bom Jesus da Lapa

Choveu durante toda a noite de quarta-feira (15) em Bom Jesus da Lapa. O bairro mais atingido foi o Beira Rio, que fica próximo ao rio São Francisco.

A Marinha precisou usar dois barcos para resgatar pessoas que estavam ilhadas, entre elas um bebê com apenas 15 dias de vida. A Secretaria de Assistência Social estima que até 90 famílias estejam desabrigadas na cidade. Algumas foram acolhidas em abrigos disponibilizados pela prefeitura. Outras estão nas residências de parentes.

Em alguns pontos, a água chegou a um metro e meio de altura nas paredes dos imóveis. Alguns moradores precisaram atravessar a inundação a pé para conseguir entrar em suas casas.

Região sudoeste

  • Caetité

Em meio às chuvas, um carro caiu em um buraco nesta quinta-feira em Caetité, na região sudoeste. O acidente ocorreu na Praça Dr. Jairo Pontes, no centro da cidade.

Com a queda do veículo, a cratera que se abriu na pista foi cedendo até cobrir o carro quase completamente. O motorista conseguiu sair em segurança e ninguém ficou ferido. Mas, apenas no final da tarde, o veículo foi removido do local.

  • Brejões

No sudoeste, chove forte em Brejões. Foram 155 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, segundo a prefeitura.

O grande volume de água invadiu casas, escolas, creche e prédios comerciais. Uma ala de enfermaria do Hospital Municipal Joana Cajaíba de Andrade foi inundada. Os atendimentos, no entanto, não foram afetados. Parte do muro do Estádio de Futebol Fábio Nogueira também desabou.

A gestão municipal disse que monitora a situação e vai adotar medidas emergenciais. A Defesa Civil deve avaliar os danos para dar apoio às famílias prejudicadas ou desalojadas.