João Pessoa 25.13 nuvens dispersas Recife 27.02 nublado Natal 26.12 nuvens dispersas Maceió 25.69 nublado Salvador 26.98 nuvens dispersas Fortaleza 28.07 nublado São Luís 28.11 nuvens dispersas Teresina 26.84 céu limpo Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Intervenção da Compesa provoca falta de água em quatro cidades da região metropolitana do Recife
3 de abril de 2025 / 09:20
Foto: Divulgação

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciará uma obra que afetará o abastecimento de água em quatro cidades do Grande Recife, a partir da sexta-feira, dia 4. Os trabalhos estão programados para ocorrer no Sistema Botafogo, impactando áreas atendidas pela estação de tratamento de água, estações elevatórias e reservatórios do sistema.

Os moradores de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima serão os mais afetados por essa interrupção no fornecimento de água. A previsão da Compesa é que os serviços sejam concluídos até às 8h do sábado, dia 5, o que resultará em um atraso de um dia no calendário de abastecimento para as localidades atingidas.

A Companhia informou que o abastecimento será restabelecido nas áreas que deveriam ser atendidas na sexta-feira, enquanto as regiões que seriam atendidas no sábado terão seu fornecimento adiado para o domingo, e assim por diante.

Localidades afetadas:

  • Olinda: Águas Compridas, Alto Nova Olinda, Bairro Novo, Bonsucesso, Bultrins, Casa Caiada, Cidade Tabajara, Fragoso, Guadalupe, Jardim Fragoso, Monte, Ouro Preto, Rio Doce, Sítio Fragoso, Varadouro.
  • Paulista: Arthur Lundgren (parte), Aurora, Janga (parte), Loteamento Nova Aurora, Maranguape I (parte), Maranguape II (parte), Mirueira, Nobre, Pau Amarelo (parte), Vila Torres Galvão (parte).
  • Igarassu: Agamenon Magalhães (parte), Cruz de Rebouças.
  • Abreu e Lima: Alto São Miguel, Caetés III, Fosfato, Matinha (parte), Planalto (parte).

Além disso, a Compesa anunciou uma nova tarifa social que beneficiará mais de 500 mil famílias, totalizando cerca de 2 milhões de pessoas. Para viabilizar essa tarifa, haverá um aumento de 9,98% nas contas dos demais clientes do estado, com as novas medidas entrando em vigor a partir de 26 de abril. A nova tarifa social terá um custo de R$ 27,50 por mês para o serviço de água e R$ 55 para aqueles que também utilizam o serviço de esgoto.

As mudanças foram homologadas pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e visam proporcionar um alívio financeiro para as famílias que se enquadram nos critérios da tarifa social.