
A Prefeitura de Teresina já disponibilizou para emissão a guia do IPTU 2026, junto com a Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares (TCRD) e a Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP). O pagamento pode ser realizado de forma integrada, facilitando o processo para os contribuintes. Para quem optar pela cota única e estiver com o imóvel sem débitos municipais, haverá um desconto de 15% no valor total do IPTU 2026.
Além da opção de pagar à vista, o contribuinte tem a possibilidade de parcelar o valor, desde que cada parcela tenha valor superior a R$ 20. O cronograma para o parcelamento prevê a primeira parcela e também a cota única com vencimento em 15 de abril de 2026. As parcelas subsequentes devem ser pagas mensalmente, com datas que vão até 15 de dezembro de 2026.
Outra alternativa para o contribuinte que identificar algum problema é contestar o lançamento do imposto na Junta de Julgamento Tributário (JJT), podendo fazer a petição em até 30 dias após a notificação. A legislação municipal também contempla isenção do IPTU para determinados casos, incluindo imóveis de servidores públicos municipais, associações sem fins lucrativos, ex-combatentes da FEB e pessoas com doenças graves.
Para quem prefere realizar a emissão do documento pessoalmente, estão disponíveis unidades de atendimento nos seguintes locais: UAP Centro na Rua Coelho Rodrigues, 1921, aberta das 7h30 às 13h; UAP Leste no Show Auto Mall, Av. João XXIII, 5325, com funcionamento das 8h às 16h; e UAP Shopping Rio Poty, no Espaço Cidadania, das 8h às 17h30. Essas opções garantem maior comodidade para os contribuintes na hora de regularizar o IPTU 2026.