João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
IPVA 2026 na Bahia tem desconto de 15% para pagamento antecipado
15 de dezembro de 2025 / 10:08
Foto: Divulgação

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2026 está disponível para pagamento antecipado à vista com desconto de 15% na Bahia. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), esse abatimento é válido até o dia 10 de fevereiro. Os valores e o calendário do IPVA 2026 já podem ser consultados no site oficial da Sefaz-BA.

Além da quitação antecipada, o desconto de 8% permanece para quem optar por pagar o imposto na primeira parcela do parcelamento, cuja data varia conforme o final da placa do veículo. Para aqueles que preferirem parcelar, a Secretaria oferece uma opção em até cinco vezes, com início do pagamento em março, quando vence a primeira cota para veículos com placas de finais 1 e 2.

Vale destacar que o parcelamento é possível para débitos acima de R$ 120. Quem parcelar deve quitar também as taxas de licenciamento e eventuais multas até o vencimento da quinta parcela. Caso haja atraso no pagamento da primeira cota, o contribuinte perde o direito ao parcelamento em cinco vezes.

Para 2026, os valores usados no cálculo do IPVA apresentam variação em média abaixo da inflação, conforme a Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), que atualiza a Tabela de Valores Venais com base nos preços de outubro de 2025. O governo da Bahia facilita o pagamento à vista via PIX em qualquer instituição bancária, integrando o IPVA com a taxa de licenciamento e multas em uma única transação digital pela plataforma ba.gov.br.

De acordo com a Secretaria da Fazenda, a frota tributável na Bahia chega a cerca de 2,4 milhões de veículos. O IPVA corresponde à segunda maior fonte de arrecadação estadual, sendo dividido igualmente entre o estado e o município de registro do veículo.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) alerta que o licenciamento completo exige o pagamento não apenas do IPVA, mas também do licenciamento anual e possíveis multas. O prazo final para regularizar a documentação é o vencimento da quinta parcela do imposto. Outro destaque do Detran-BA é para o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e), que não é mais enviado pelo correio. Após a quitação do licenciamento total, o documento deve ser impresso ou salvo em formato digital no celular para apresentação em fiscalizações.

Assim, o contribuinte baiano tem mais uma oportunidade para aproveitar descontos no IPVA 2026 e manter a documentação de seu veículo em dia de maneira prática e integrada.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.