
O Itaú anunciou uma revisão em sua previsão para a inflação, conforme medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), para o ano de 2025. A nova projeção foi ajustada de 5,1% para 5,0%. Essa mudança é atribuída, em grande parte, à valorização do real e à queda nos preços dos alimentos.
No relatório divulgado nesta sexta-feira, 19, o banco destacou que a apreciação da moeda brasileira tende a reduzir a pressão sobre os preços de itens essenciais, contribuindo para um cenário inflacionário mais favorável. Além disso, a diminuição nos custos dos alimentos também desempenha um papel significativo nessa nova estimativa, refletindo uma tendência positiva para a economia nacional.
A análise do Itaú sugere que, com a continuidade dessa valorização do real, a expectativa é de um ambiente econômico mais estável, o que pode beneficiar tanto os consumidores quanto os investidores. Essa revisão é um indicativo de que as medidas econômicas adotadas estão surtindo efeito e que há uma expectativa de recuperação gradual nos próximos anos.