João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Japa se destaca como um dos principais MCs do Brasil em 2025; conheça a trajetória do rapper baiano
30 de novembro de 2025 / 12:04
Foto: Divulgação

O jovem baiano Caio Lima Silva de Souza, conhecido como Japa MC se destaca como um dos principais MCs do Brasil ao conquistar o título no Duelo Nacional de MC’s, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, no último fim de semana. Em entrevista, o artista de 24 anos expressou sua alegria e refletiu sobre as conquistas do ano, além de avaliar o panorama do movimento no estado e no país.

Após quatro anos de tentativas, Japa MC se destaca como um dos principais MCs do Brasil ao vencer o rapper paulista Barreto na final da competição, ocorrida no domingo (23). O artista revelou que ainda não consegue dimensionar completamente a importância de sua vitória. “Eu estava meio que me convencendo de que seria campeão nesse nacional, mas fiquei sem reação. A única coisa que consegui fazer foi conversar com os amigos no palco”, contou.

Em 2025, Japa se tornou uma referência no meio, sendo o único MC de Batalha de Rima a conquistar o campeonato estadual por cinco vezes consecutivas. A última edição, promovida pelo grupo 3º Round, ocorreu em outubro, no Centro Histórico de Salvador.

Linha do tempo das vitórias de Japa MC em 2025:

  • Fevereiro – Vencedor da Batalha da Norte, em São Paulo, junto a Jotapê
  • Março – Vencedor do 3º Round BR, em Salvador, no Largo Tereza Batista, Pelourinho
  • Julho – Vencedor da edição de 9º Aniversário da Batalha da Aldeia, ao lado dos MCs Kroy e Bask, também em São Paulo
  • Outubro – Vencedor do campeonato baiano pela quinta vez, se tornando o MC com o maior número de estaduais no Brasil
  • Novembro – Vencedor do Duelo Nacional de MCs, em Belo Horizonte

Além de seus títulos estaduais e nacional, Japa igualou-se a Cesar MC, campeão nacional em 2017, ao vencer a edição de aniversário da Batalha da Aldeia, uma das mais renomadas do Brasil. Essa conquista gerou grande repercussão nas redes sociais, já que Cesar é considerado uma inspiração para muitos rimadores.

Natural de Salvador e residente do bairro de Águas Claras, Japa enfatizou que sua participação em competições nacionais foi crucial para abrir novas oportunidades fora da Bahia. Ele destacou que a força das batalhas de rima varia conforme a região do país e que é necessário ser convidado para participar de outros eventos.

São Paulo é um dos principais polos do movimento, e vencer competições na região sudeste ajudou na projeção do artista. “Quanto mais eu ia para o nacional, mais oportunidades surgiam. No ano passado, quando perdi na final, foi o momento em que conquistei muitas chances”, analisou.

Durante suas viagens, Japa enfrentou dificuldades financeiras, mas observou uma melhoria ao longo de sua trajetória. “Em 2022, quando decidi sair, eu tinha apenas um amigo em São Paulo e fui com R$ 100. O cenário era complicado, sem dinheiro e sem vagas nas batalhas”, relembrou.

Ele também comentou que, fora do sudeste, ainda não é possível viver exclusivamente como MC de batalha de rima. Apesar do grande público nas competições, a falta de investimento é um obstáculo. “Falta atenção das grandes marcas para as batalhas de rima daqui. Muitas já buscaram patrocinadores, mas a resposta não vem, e isso faz muita diferença”, lamentou.

Planos futuros na música

Com o auge de sua carreira nas batalhas de rima, Japa não pretende deixar de lado sua atuação como MC. Para 2026, ele planeja focar na Freestyle Master Series (FMS) Brasil, uma liga profissional da qual se tornou atleta neste ano. A competição, que ocorre em diversos países da América Latina, teve sua edição brasileira iniciada em 2024. Japa, que já acompanhava a FMS em outros países, pretende se preparar para vencer a competição. “Não participei da primeira edição, mas agora fui convidado para fazer parte de um time e vou focar em conquistar o título que falta”, afirmou.

Com 128 mil seguidores no Instagram, Japa planeja investir mais em sua presença online e em seu canal no YouTube, além de começar a gravar suas próprias músicas. “É o momento de buscar novas oportunidades. Estou atrás de lugares que antes não tinha acesso”, concluiu.