
João Pessoa enfrentou um intenso período de chuvas nos últimos dias, acumulando quase 200 milímetros em apenas 72 horas. A informação foi divulgada pela Defesa Civil Municipal na manhã desta quinta-feira (6). Para se ter uma ideia, a média histórica de precipitação esperada para o mês de fevereiro é de 106,2 mm.
O bairro Grotão foi o mais afetado, registrando 191,4 mm de chuvas, seguido pelo Centro com 152 mm e Manaíra com 126 mm.
Chamados da Defesa Civil
Na quarta-feira (5), a Defesa Civil recebeu 63 chamados, a maioria deles relacionados a alagamentos. Felizmente, não houve registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Na manhã desta quinta, foram contabilizados seis novos chamados, principalmente por quedas de árvores.
Previsão de chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, prevendo chuvas intensas com volumes entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Além disso, há previsão de ventos fortes, com velocidades entre 60 a 100 km/h, e risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Este alerta é válido até sexta-feira (7), às 10h.
Como acionar a Defesa Civil
A Defesa Civil de João Pessoa está disponível 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que está disponível gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.