
O kit rápido para detecção de metanol em bebidas destiladas, criado por pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), será utilizado nas ações de fiscalização do Procon-PB durante o Carnaval 2026 na Paraíba. Esta ferramenta permitirá realizar até 2 mil análises para identificar a presença de metanol e outras substâncias perigosas em bebidas alcoólicas, ajudando a preservar a saúde dos foliões.
Os kits entregues possibilitam resultados em um tempo aproximado de 15 a 20 minutos, o que torna possível uma resposta rápida das equipes de fiscalização diante de bebidas contaminadas. Para garantir a eficácia do uso da ferramenta, fiscais do Procon Estadual, do Ministério Público do Consumidor (MP-Procon) e dos Procons municipais receberam treinamento especial com pesquisadores do Departamento de Química da UEPB, na última quarta-feira (11).
O investimento inicial no projeto foi de R$ 1,5 milhão, e a entrega dos 200 kits aconteceu em uma cerimônia organizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties). Segundo Nadja Oliveira, pró-reitora de Pós-Graduação da UEPB, os episódios de contaminação por metanol evidenciaram a importância da ciência para enfrentar situações graves, destacando que a tecnologia foi desenvolvida ao longo de mais de três anos graças ao apoio do Governo da Paraíba.
A pesquisa para o desenvolvimento do kit foi liderada pelo professor David Douglas Fernandes, do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ), com participação dos professores Railson de Oliveira Ramos, Germano Veras e Felix Brito, além de outros pesquisadores. O uso do kit rápido para detecção de metanol será um elemento essencial para fortalecer a fiscalização no Carnaval 2026, contribuindo para prevenir intoxicações e proteger a população.