João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Lançamento do foguete Hanbit-Nano em Alcântara é remarcado para dezembro
21 de novembro de 2025 / 08:42
Foto: Divulgação

A empresa sul-coreana Innospace, em colaboração com a Força Aérea Brasileira (FAB), anunciou o adiamento do lançamento do foguete HANBIT-Nano, que estava programado para este sábado, 22 de novembro. A nova data para a tentativa de lançamento foi marcada para o dia 17 de dezembro, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão.

O prazo da Operação Spaceward foi estendido até 22 de dezembro, permitindo que novos testes de segurança e ajustes técnicos sejam realizados. A decisão de adiar o lançamento foi motivada pela necessidade de melhorar o processamento dos sinais coletados do veículo, essenciais para a avaliação de seu desempenho durante o voo.

De acordo com a FAB, os ensaios recentes revelaram a necessidade de ajustes adicionais nos sistemas de aviônica, uma etapa comum em missões de estreia. Essa operação é conduzida em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e representa um marco significativo, sendo o primeiro lançamento comercial a ocorrer no território nacional.

Nos dias que antecederam o lançamento, a Innospace realizou um ensaio geral na plataforma de Alcântara, simulando todas as etapas do processo de lançamento, que incluem:

  • Deslocamento do veículo;
  • Preparativos;
  • Verificação da sequência de lançamento;
  • Retorno da plataforma.

Os testes dos sistemas de pressão, elétrica, controle e integração foram concluídos com sucesso.

O Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza, Diretor do CLA, destacou que “o CLA permanece totalmente operacional. A extensão do período foi uma decisão conjunta e responsável, baseada nas avaliações técnicas da Innospace a partir de dados fornecidos pelo Centro, e que demanda tempo adicional para assegurar que cada sistema esteja plenamente qualificado.”

A Operação Spaceward é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em colaboração com a AEB, e marca a entrada do Brasil no competitivo mercado global de lançamentos espaciais.

A Innospace, selecionada em um edital público da AEB em 2020, firmou um contrato com o Comando da Aeronáutica em 2022 para operar no CLA. O foguete HANBIT-Nano está programado para transportar cinco satélites e três experimentos, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.