
A Latam Airlines confirmou, nesta sexta-feira (28), que iniciará voos diretos de São Paulo (SP) para Fernando de Noronha (PE) a partir do dia 1º de maio deste ano. As passagens já estão disponíveis para compra.
Esse anúncio ocorre após a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) finalizar as obras de recuperação na pista central do Aeroporto de Noronha, que esteve interditada devido a buracos e fissuras. A previsão é que a pista seja liberada em abril.
Os voos serão diários, com duração de 3h50, partindo do Aeroporto de Guarulhos. As decolagens estão agendadas para as 7h40 (horário de Brasília), com chegada prevista na ilha às 12h30 (horário local). No retorno, a aeronave sairá de Noronha às 13h15 e chegará a São Paulo às 16h15.
A Latam utilizará aeronaves Airbus A319, que possuem capacidade para 126 passageiros na classe econômica e 12 na “Cabine Premium”. Além disso, a companhia integrará Fernando de Noronha ao seu “Projeto Ilhas”, que visa garantir a destinação correta dos resíduos gerados durante os voos e manutenções em solo.
Proibição de Jatos
Em outubro de 2022, a ANAC impôs a proibição de pousos de aviões de grande porte na ilha devido às condições da pista. Como resultado, a Gol suspendeu suas operações em Noronha, enquanto a Azul passou a utilizar aeronaves do tipo ATR. A Voepass também adotou o mesmo modelo de avião para suas operações na ilha.
A Latam havia planejado iniciar voos para Noronha em novembro do ano passado, mas precisou adiar a operação devido à não conclusão das obras, que custaram R$ 60 milhões. As obras de recapeamento da pista começaram em 24 de setembro de 2024, e a ANAC confirmou que a manutenção do eixo central foi finalizada, com a expectativa de que a pista esteja pronta para voos de grande porte em abril.
A Gol Linhas Aéreas já anunciou que retomará suas atividades em Fernando de Noronha no dia 1º de abril, e as empresas Azul e Voepass continuarão a operar na região. Com isso, a ilha passará a contar com quatro companhias aéreas atendendo o destino.