
Pacientes do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), localizado em Recife, estão participando de um projeto especial que envolve arte e solidariedade. Quinze crianças em tratamento contra o câncer estão criando quadros que serão leiloados no Museu de Arte de Orlando, nos Estados Unidos. Os recursos obtidos com a venda das obras serão revertidos para a unidade de saúde, onde os pequenos artistas participam de oficinas de artes.
O Imip, que se encontra no bairro dos Coelhos, foi o primeiro hospital brasileiro selecionado para integrar esta iniciativa, que é promovida pela instituição norte-americana Keira Grace, voltada ao atendimento de crianças com câncer. Além do Brasil, hospitais da Colômbia e da República Dominicana também fazem parte desse projeto internacional.
As oficinas de pintura tiveram início na segunda-feira (4) e envolvem pacientes do setor de oncologia. Mecneide Mendes, coordenadora de Oncologia Pediátrica do Imip, destacou os benefícios da arteterapia durante o tratamento médico. “Melhora a imaginação, aguça a imaginação da criança que, muitas vezes, ela perde por esse estresse. Fora que relaxa, direciona o pensamento para coisas boas, para o colorido da vida. É uma ação que, realmente, faz toda a diferença para as crianças”, comentou.
Durante as oficinas, as crianças têm a oportunidade de pintar uma variedade de temas, incluindo:
- Animais coloridos
- Autorretratos
- Paisagens da cidade
- Representações de um “dia dos sonhos”
- Releituras de personagens literários, como o Pequeno Príncipe
Artistas profissionais, como a aquarelista Rafaella Santos, estão colaborando nas aulas, ensinando diferentes técnicas de desenho e pintura. Ela comentou sobre a experiência: “Um momento de muita sensibilidade, cultivar a beleza em um ambiente que está sensível a várias causas. A gente vê no olhar dessas crianças como elas se expressam, como elas sentem, como elas estão precisando de amor, de carinho e de como elas têm coisas para nos dar também”.
Os 15 quadros criados pelas crianças serão emoldurados e enviados para o Museu de Arte de Orlando, na Flórida, onde serão leiloados no final de setembro. O dinheiro arrecadado será utilizado para apoiar os tratamentos das crianças no Imip.