João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Litoral do RN tem cinco pontos impróprios para banho neste fim de semana
4 de janeiro de 2026 / 11:09
Foto: Divulgação

O litoral da região metropolitana de Natal apresenta cinco pontos impróprios para banho neste primeiro fim de semana do ano, conforme o Boletim da Balneabilidade das Praias do Rio Grande do Norte divulgado na sexta-feira (2) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Meio Ambiente (Idema). De um total de 51 trechos analisados, 46 praias estão próprias para banho, indicando que a maior parte das áreas continua segura para os banhistas.

Os locais considerados impróprios para banho são os seguintes: Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta; Rio Pirangi (Ponte Nova) e Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), ambos em Parnamirim; Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal; e Maracajaú (Mercado Público), em Maxaranguape. Essas informações são resultado do Programa Água Azul, que tem o objetivo de informar turistas e moradores sobre as condições das praias monitoradas na região.

O Idema realiza análises semanais da quantidade de coliformes termotolerantes nas amostras de água coletadas, seguindo as normas estabelecidas na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Para determinar a balneabilidade, os pesquisadores consideram cinco semanas consecutivas de resultados. Se dois ou mais desses resultados apresentarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, o trecho é classificado como impróprio para banho. Além disso, caso a análise mais recente registre mais de 2.500 coliformes fecais, mesmo um único resultado pode levar à classificação de impróprio.

Este estudo é um trabalho conjunto entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern). A divulgação desses dados é fundamental para garantir a segurança e saúde dos frequentadores das praias do litoral potiguar.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.