Um ninho de tartaruga marinha localizado na Praia do Bessa, em João Pessoa, foi encontrado repleto de lixo, um problema que preocupa especialistas e voluntários envolvidos na conservação marinha. A situação foi documentada por membros do Projeto Tartarugas Urbanas, da Associação Guajiru, que se dedica a proteger as tartarugas e seus habitats nas praias da região.
Os ninhos das tartarugas são cuidadosamente cercados com telas de proteção e identificados com placas. No entanto, uma imagem divulgada pela associação revela que um dos ninhos estava cheio de garrafas, evidenciando a presença de resíduos na área.
A Associação Guajiru alerta que o acúmulo de lixo pode prejudicar gravemente o desenvolvimento dos embriões das tartarugas. “Resíduos deixados nas telas de proteção dos ninhos, como plásticos, latas ou até mesmo restos orgânicos, criam barreiras que comprometem a troca de calor e gases, essenciais para a incubação dos ovos”, explicou a associação em suas redes sociais.
A presidente da associação, Danielle Siqueira, destacou que, durante a alta temporada, é comum encontrar situações como essa e fez um apelo para que os visitantes leiam as placas informativas e respeitem os ninhos. Ela mencionou que mais de 40 ninhos estão sob monitoramento da instituição.
“Esperamos que isso ocorra nesse período da alta temporada, pois há um aumento no número de turistas, muitos dos quais não conhecem a região e, frequentemente, não estão cientes do nosso trabalho. Visualmente, pode haver confusão, mas as informações estão disponíveis. A maioria das pessoas apoia nosso trabalho, mas sempre há alguns desavisados. Prefiro acreditar que são desavisados, ao invés de pessoas mal-intencionadas”, afirmou a presidente.