João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Lula sanciona lei com regras rígidas para devedor contumaz no Brasil
10 de janeiro de 2026 / 09:03
Foto: Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com vetos, a nova lei que institui o Código de Defesa do Contribuinte, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (9). A legislação beneficia os bons pagadores e cria regras mais duras para quem se enquadra como devedor contumaz.

De acordo com nota oficial do governo federal, um dos principais objetivos da lei é evitar que empresas utilizem brechas legais para não pagar impostos por longos períodos, prejudicando instituições sérias que cumprem suas obrigações fiscais e toda a sociedade. A medida visa garantir justiça fiscal e combater a inadimplência reiterada.

A nova lei estabelece a figura do “devedor contumaz”, definida como aquela pessoa ou empresa que pratica inadimplência reiterada como estratégia de negócio. Esses contribuintes ficam impedidos de receber benefícios fiscais, de contratar com o Poder Público e não são beneficiados com a extinção de punibilidade em crimes tributários, mesmo que efetuem o pagamento posterior do tributo devido.

Paralelamente, a legislação traz avanços para as empresas com bom histórico de pagamentos, criando o Programa de Estímulo à Conformidade Tributária (Sintonia). Além disso, instituíram-se o Programa de Conformidade Cooperativa Fiscal (Confia) e o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (Programa OEA), focados na área aduaneira, com o objetivo de aprimorar a cooperação e a conformidade tributária.

Assim, a lei sancionada pelo presidente Lula busca equilibrar o combate à inadimplência contumaz com o estímulo à conformidade fiscal, promovendo um ambiente mais justo para contribuintes e entidades públicas. Essa medida reforça o compromisso do governo em coibir práticas ilícitas e incentivar o cumprimento das obrigações tributárias.

Copyright © 2025. Direitos Reservados.