João Pessoa 27.13 algumas nuvens Recife 29.02 algumas nuvens Natal 28.12 algumas nuvens Maceió 26.69 nuvens dispersas Salvador 27.98 nuvens dispersas Fortaleza 28.07 algumas nuvens São Luís 27.11 trovoadas Teresina 28.84 algumas nuvens Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Maceió e economia azul centrada no empreendedorismo azul para geração de renda
11 de dezembro de 2024 / 09:55
Foto: Divulgação

A nova economia é a “Azul”, que promoverá a utilização dos recursos marítimos só que de forma sustentável, integrando a economia, o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente, em uma mesma equação convergente onde todos ganham. Então nasce uma nova forma de fazer negócios e empreender, utilizando o oceano como recurso ou meio, mas de forma sustentável.

Nasce então o “Empreendedor Azul”, aquele que deseja a sua prosperidade e da comunidade onde vive e que desenvolve o seu negócio, através da melhor utilização dos recursos aquáticos, sem degradá-los ou exauri-los, essa é a lógica da “Economia Azul”.

O fomento ao empreendedorismo azul pode ser uma grande oportunidade de geração de emprego e renda, sendo um poderoso agente de desenvolvimento econômico, social e ambiental, com foco no progresso de um território marítimo, de forma convergente, competitiva e sustentável.

Para isso temos que promover a literacia do oceano, criando a “consciência azul” nos agentes econômicos e sociais, sobretudo nos atuais e futuros consumidores, que estabelecem a dinâmica dos mercados, consumindo produtos e serviços das empresas, cooperativas e instituições, por meio do consumo consciente, o que poderá impactar os modelos de negócios, promovendo a transformação para uma economia mais sustentável, a “Economia Azul”.