
O Ministério Público da União (MPU) realizará neste domingo (4) as provas do seu concurso, que conta com mais de 4,3 mil candidatos da Paraíba. As avaliações ocorrerão em todas as capitais do Brasil e são organizadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O concurso oferece 172 vagas imediatas, além de um cadastro reserva, para os cargos de técnico e analista.
Na Paraíba, 1.659 candidatos se inscreveram para a função de analista, voltada para profissionais da área de Direito, enquanto 2.735 pessoas concorrem a uma vaga imediata para o cargo de técnico, na área de Administração.
As provas objetivas e discursivas para analistas serão realizadas das 8h às 12h30, enquanto os candidatos ao cargo de técnico (exceto na área de Polícia Institucional) farão os testes das 15h às 19h30. É importante lembrar que os portões fecharão 30 minutos antes do início das provas, ou seja, às 7h30 e 14h30, respectivamente.
Remuneração e carga horária
A remuneração inicial para o cargo de analista é de R$ 13.994,78, enquanto para técnico o salário é de R$ 8.529,65. Ambas as funções exigem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
As oportunidades para analista são destinadas a profissionais com nível superior em diversas áreas, incluindo:
- Direito
- Biblioteconomia
- Comunicação Social
- Desenvolvimento de Sistemas
- Enfermagem
Para o cargo de técnico, as vagas são voltadas para as áreas de Administração, Enfermagem e Polícia Institucional.
Além das vagas imediatas, o edital também contempla a formação de cadastro reserva. Do total de oportunidades, 20% são reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), 10% para pessoas com deficiência e 10% para minorias étnico-raciais, como indígenas, quilombolas, ciganos e comunidades tradicionais.
As etapas do concurso incluem prova objetiva para todos os cargos, prova discursiva (exceto para técnico/Polícia Institucional), teste de aptidão física, avaliação médica e programa de formação, que são exclusivos para o cargo de técnico da área de Polícia Institucional. Também estão previstos procedimentos de heteroidentificação e avaliação biopsicossocial, conforme as cotas estabelecidas.
O último concurso do MPU ocorreu em 2018, oferecendo 47 vagas. O certame atual terá validade de dois anos a partir da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
Os candidatos podem esclarecer dúvidas pelo telefone 0800-283-4628 ou pelo e-mail concursompu2025@fgv.br. É fundamental que os participantes mantenham seus dados atualizados junto à banca organizadora até o término do processo seletivo.
Datas importantes do concurso do MPU:
- Aplicação das provas: 4 de maio
- Gabarito preliminar: 6 de maio
- Gabarito definitivo e resultado preliminar da objetiva: 10 de junho
- Resultado definitivo da objetiva: 26 de junho
- Resultado preliminar da discursiva: 4 de agosto
- Resultado definitivo da discursiva: 15 de setembro