João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Mais de 700 escritores participam da Bienal Internacional de Alagoas
31 de outubro de 2025 / 12:34
Foto: Divulgação

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2025 terá início na próxima sexta-feira, dia 31, às 18h, no Centro de Convenções de Maceió, localizado em Jaraguá. O evento promete ser um marco na literatura alagoana, com a participação de mais de 700 autores, dos quais 200 são oriundos do interior do estado.

A expectativa é de que entre 300 e 400 mil pessoas visitem a bienal ao longo de seus dez dias de programação. A entrada é gratuita e a realização do evento é promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Editoras Confirmadas

Nesta edição, o estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal) contará com a presença de editoras universitárias do Nordeste, incluindo representantes da Bahia e Pernambuco. O evento também dará destaque a editoras locais, como a Editora do Centro Universitário Cesmac, a Editora da Universidade Estadual de Alagoas (Eduneal) e a Imprensa Oficial Graciliano Ramos. Além disso, editoras do interior, como a Editora Performance e o SWA Instituto, de Santana do Ipanema, estarão presentes.

Entre as novidades, destacam-se a participação da Livraria Jardim, da Livraria das Perdizes, de São Paulo, e da Livraria Imperatriz, do Recife. As editoras tradicionais, como Cortez, Boitempo, Paulus, Paulinas, Ciranda Cultural e Vozes, também marcarão presença, assim como a Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Livraria Beabá, a Novo Jardim Livraria e Café, e a Livraria Leitura. A Editora Kitembo, que busca amplificar as vozes negras, retornará ao evento, além de livros da Companhia das Letras e outras editoras que estarão disponíveis nos estandes do Centro de Convenções.

Mais de 600 Escolas Agendadas

A comissão organizadora espera a participação de mais de 600 escolas de mais de 80 municípios do estado. O evento também atraiu o interesse de instituições de fora, com a confirmação de uma escola de Sergipe e outra do interior de Pernambuco. Isso demonstra que a Bienal já é um sucesso antes mesmo de seu início.

“Vamos receber escolas do dia 1º até o último dia, 9 de novembro, durante a manhã, tarde e noite. A procura é grande e devemos receber 30 ônibus de instituições por turno, pois o tema debatido este ano é de grande interesse e relevante nas salas de aula: Brasil e África”, afirmou Cristiane Honorato, da Comissão de Associação Pedagógica e de Interlocução com as Escolas.