João Pessoa 23.13 nublado Recife 24.02 nublado Natal 24.12 névoa Maceió 22.69 nublado Salvador 24.98 nuvens dispersas Fortaleza 27.07 nublado São Luís 27.11 nuvens dispersas Teresina 25.84 céu limpo Aracaju 25.97 nuvens dispersas
Mais de 800 velejadores participam da regata Recife-Fernando de Noronha, com 28% de mulheres inscritas
17 de setembro de 2025 / 19:53
Foto: Divulgação

A 36ª edição da Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) promete agitar as águas do Recife com a participação de 100 embarcações e 868 tripulantes. Em um aumento significativo, 28% dos inscritos são mulheres, um crescimento em relação aos 20% registrados em 2024. As informações foram apresentadas em uma coletiva de imprensa realizada na capital pernambucana na última quarta-feira, dia 17.

A regata está programada para ocorrer no dia 27 de setembro e contará com competidores de 16 estados brasileiros, além de participantes de quatro países: Argentina, Espanha, Dinamarca e Austrália. A largada será no icônico Marco Zero, no Recife.

Participação dos Estados

O estado do Rio de Janeiro lidera a participação com 20 veleiros, seguido por São Paulo com 19 embarcações. A Bahia terá 14 representantes, enquanto Pernambuco contará com 12. Outros estados que participarão incluem:

  • Santa Catarina: 6 barcos
  • Rio Grande do Sul: 5 barcos
  • Paraná: 4 barcos
  • Espírito Santo e Sergipe: 3 barcos cada
  • Paraíba: 2 barcos
  • Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal: 1 barco cada

Entre os participantes internacionais, três barcos da Argentina (San Salvador, Huyara e Intrepid), um da Espanha (Aliena), um da Dinamarca (Odara) e um da Austrália (Shamaness), que fará sua estreia na competição, estão confirmados.

Fita Azul

O troféu Fita Azul 2024, concedido ao primeiro barco a cruzar a linha de chegada, foi conquistado pelo Adrenalina Pura, um veleiro pernambucano que completou a travessia em 18 horas, 49 minutos e 25 segundos, marcando o quinto melhor tempo na história da Refeno. O Adrenalina Pura já é o maior campeão da regata, tendo conquistado o primeiro lugar pela nona vez, incluindo as vitórias de 2023 e 2024.

Programação Cultural

A festa não se limita apenas à competição. A programação cultural começa no sábado, dia 20, com shows de Timbalada e Clara Sobral no Cabanga Iate Clube, no Recife. Na quinta-feira, dia 25, Nando Reis e PV Calado farão apresentações especiais como esquenta para a regata. A festa de premiação está agendada para o dia 1º de outubro, no Forte dos Remédios, em Noronha, com performances de Digão, da banda Raimundos, e Alceu Valença.

Ações Sociais

Este ano, a Refeno também traz uma novidade voltada para a responsabilidade social. Uma ação veterinária será realizada em parceria com o Núcleo de Vigilância Sanitária de Noronha (NVA) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro. Além disso, os velejadores participarão de atividades sociais em Noronha, incluindo atendimentos de saúde no Hospital São Lucas, apoio jurídico na Casa de Justiça e Cidadania, e ações no Centro Integrado Bem-me-quer e na Escola Arquipélago, que envolverão doações de materiais didáticos.

A largada da regata está marcada para o sábado, dia 27, às 11h30, com os barcos percorrendo 300 milhas náuticas, o que equivale a aproximadamente 560 km, até chegar a Fernando de Noronha.