
Duas cobras mamba-negra (Dendroaspis polylepis), reconhecidas como uma das espécies mais venenosas do planeta, foram apreendidas no terminal de cargas do Aeroporto de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (23).
De acordo com informações da Receita Federal, as serpentes estavam escondidas de forma intencional em uma encomenda de pedras de argila. A remessa tinha como origem a cidade de Governador Mangabeira, na Bahia, e estava destinada a Juazeiro do Norte, localizada no interior do Ceará.
Após a apreensão, as cobras foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão ficará responsável por apurar as responsabilidades e garantir a devolução dos animais ao seu habitat natural.
A mamba-negra é uma cobra de grande porte, podendo alcançar até quatro metros de comprimento. Seu veneno é extremamente potente, e a mordida pode ser fatal, levando à morte em até 45 minutos se o antídoto não for administrado rapidamente.
As serpentes foram localizadas durante uma operação de rotina realizada pela Divisão de Vigilância e Repressão da 3ª Região Fiscal.