João Pessoa 25.13 nublado Recife 28.02 nublado Natal 25.12 algumas nuvens Maceió 24.69 algumas nuvens Salvador 23.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nublado São Luís 26.11 nublado Teresina 24.84 nuvens dispersas Aracaju 24.97 nuvens dispersas
Mambas-negras, cobras extremamente venenosas, são capturadas no aeroporto de Fortaleza
23 de janeiro de 2025 / 15:17
Foto: Divulgação

Duas cobras mamba-negra (Dendroaspis polylepis), reconhecidas como uma das espécies mais venenosas do planeta, foram apreendidas no terminal de cargas do Aeroporto de Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (23).

De acordo com informações da Receita Federal, as serpentes estavam escondidas de forma intencional em uma encomenda de pedras de argila. A remessa tinha como origem a cidade de Governador Mangabeira, na Bahia, e estava destinada a Juazeiro do Norte, localizada no interior do Ceará.

Após a apreensão, as cobras foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O órgão ficará responsável por apurar as responsabilidades e garantir a devolução dos animais ao seu habitat natural.

A mamba-negra é uma cobra de grande porte, podendo alcançar até quatro metros de comprimento. Seu veneno é extremamente potente, e a mordida pode ser fatal, levando à morte em até 45 minutos se o antídoto não for administrado rapidamente.

As serpentes foram localizadas durante uma operação de rotina realizada pela Divisão de Vigilância e Repressão da 3ª Região Fiscal.