João Pessoa 24.13 nublado Recife 26.02 nuvens dispersas Natal 25.12 nuvens dispersas Maceió 24.69 nuvens dispersas Salvador 24.98 algumas nuvens Fortaleza 26.07 nuvens dispersas São Luís 25.11 céu limpo Teresina 22.84 algumas nuvens Aracaju 26.97 nuvens dispersas
Manoel Tanajura Neto seguirá como diretor de futebol do Vitória em 2025
7 de dezembro de 2024 / 09:39
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória

Após assumir interinamente o cargo de diretor de futebol do Vitória com a saída de Ítalo Rodrigues, em julho deste ano, Manoel Tanajura Neto, também conhecido como Maneca ou Manequinha, seguirá na função em 2025. Anteriormente, o Rubro-Negro cogitou buscar um profissional para o cargo, mas o diretor já trabalha como efetivado conforme apuração do Bahia Notícias com fontes ligadas a diretoria rubro-negra.

Manoel Tanajura é bem avaliado internamente e possui a confiança do comando gestor do Vitória. Antes de assumir a nova função, Maneca foi gerente de futebol em 2023, na campanha do título da Série B. Com a saída de Ítalo Rodrigues, o profissional esteve à frente das contratações de jogadores, em sintonia com o técnico Thiago Carpini, na última janela de transferências do futebol brasileiro entre 10 de julho e 2 de setembro. 

Os zagueiros Neris e Edu, os volantes Ricardo Ryller e Machado e os atacantes Carlos Eduardo e Gustavo Mosquito foram os atletas que chegaram ao Barradão já com Manequinha como diretor de futebol. 

Em julho, após o Vitória receber o Flamengo pela 19ª rodada da Série A, Carpini, que chegou ao Leão no dia 2 de maio, elogiou a atuação de Manoel Tanajura Neto no cargo. 

“Hoje o Maneca está nos ajudando e fazendo a função muito bem porque ele conseguiu finalizar esses processos (contratações de jogadores) de maneira ágil. A gente tem que valorizar as pessoas que estão aqui no clube, fazendo esforço para que isso aconteça”, comentou o treinador.

Formado em Administração, Manoel Tanajura Neto começou no Vitória no setor de inteligência, em 2017. Um ano depois, foi efetivado. Em 2021, Manequinha assumiu o cargo de gerente de futebol, o qual esteve até 2024. Ele é filho de Manoel Tanajura Filho e neto de Manoel Pontes Tanajura, ex-presidentes do Leão.