Após assumir interinamente o cargo de diretor de futebol do Vitória com a saída de Ítalo Rodrigues, em julho deste ano, Manoel Tanajura Neto, também conhecido como Maneca ou Manequinha, seguirá na função em 2025. Anteriormente, o Rubro-Negro cogitou buscar um profissional para o cargo, mas o diretor já trabalha como efetivado conforme apuração do Bahia Notícias com fontes ligadas a diretoria rubro-negra.
Manoel Tanajura é bem avaliado internamente e possui a confiança do comando gestor do Vitória. Antes de assumir a nova função, Maneca foi gerente de futebol em 2023, na campanha do título da Série B. Com a saída de Ítalo Rodrigues, o profissional esteve à frente das contratações de jogadores, em sintonia com o técnico Thiago Carpini, na última janela de transferências do futebol brasileiro entre 10 de julho e 2 de setembro.
Os zagueiros Neris e Edu, os volantes Ricardo Ryller e Machado e os atacantes Carlos Eduardo e Gustavo Mosquito foram os atletas que chegaram ao Barradão já com Manequinha como diretor de futebol.
Em julho, após o Vitória receber o Flamengo pela 19ª rodada da Série A, Carpini, que chegou ao Leão no dia 2 de maio, elogiou a atuação de Manoel Tanajura Neto no cargo.
“Hoje o Maneca está nos ajudando e fazendo a função muito bem porque ele conseguiu finalizar esses processos (contratações de jogadores) de maneira ágil. A gente tem que valorizar as pessoas que estão aqui no clube, fazendo esforço para que isso aconteça”, comentou o treinador.
Formado em Administração, Manoel Tanajura Neto começou no Vitória no setor de inteligência, em 2017. Um ano depois, foi efetivado. Em 2021, Manequinha assumiu o cargo de gerente de futebol, o qual esteve até 2024. Ele é filho de Manoel Tanajura Filho e neto de Manoel Pontes Tanajura, ex-presidentes do Leão.