João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Maranhão destaca iniciativas de pequenos negócios sustentáveis na COP30
11 de novembro de 2025 / 18:24
Foto: Divulgação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Maranhão está participando da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que teve início nesta segunda-feira (10) em Belém, no Pará. A iniciativa inclui a apresentação de 18 empreendimentos locais, com o intuito de demonstrar como pequenos negócios podem contribuir de forma significativa para a bioeconomia e a sustentabilidade.

A abertura do espaço, que abriga a Loja Colaborativa Brasil BioMarket, contou com a presença de representantes do Sebrae, da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do Banco do Brasil. Localizada na Green Zone, a loja reúne diversas iniciativas sustentáveis de todo o Brasil, destacando a importância do desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.

Entre os produtos em exposição, estão:

  • Bebidas e comidas artesanais
  • Cosméticos naturais
  • Peças de moda
  • Artesanato feito com coco babaçu e fibra de buriti

Esses itens refletem a riqueza da bioeconomia maranhense, que é caracterizada pela sustentabilidade e pelos saberes tradicionais das comunidades locais.

No Brasil, 98% dos empreendimentos são micro e pequenas empresas, e no Maranhão esse número é de 95%. O Sebrae considera que esse segmento é fundamental para a transição para uma economia de baixo carbono. O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, enfatizou a relevância de alinhar os pequenos empresários às políticas sustentáveis, afirmando que “o que trazemos são soluções inovadoras que minimizam o impacto climático e agregam valor a produtos tradicionais, como o coco babaçu”.

Além da exposição, o Sebrae Maranhão também está promovendo painéis e debates sobre temas como bioeconomia, inovação e justiça climática durante a COP30, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.