
O Maranhão recebeu recentemente um total de 187 médicos do Programa Mais Médicos, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde. Dentre esses profissionais, 10 foram designados especificamente para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Maranhão, que se dedica a oferecer atendimento a populações indígenas em áreas remotas e de difícil acesso. Os demais médicos irão reforçar as equipes de Saúde da Família nos municípios maranhenses.
A iniciativa do Ministério da Saúde tem como objetivo aumentar a cobertura da atenção primária em regiões que enfrentam maior vulnerabilidade social em todo o Brasil. Esta ação faz parte da mais recente fase do Programa Mais Médicos, que selecionou um total de 3.173 médicos para atuar em 1.618 municípios e 26 DSEIs em todo o país, com o edital aberto em maio deste ano.
Distribuição dos médicos no Brasil
De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das vagas do programa foi baseada no cenário atual de profissionais disponíveis no país, conforme o estudo Demografia Médica 2025. Esta pesquisa, realizada em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Médica Brasileira (AMB), analisa a proporção de médicos por habitante nas diversas regiões do Brasil.
O foco do Programa Mais Médicos é atender as áreas de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais de saúde. A distribuição das vagas no edital priorizou regiões vulneráveis, sendo que 75,1% das vagas foram destinadas a municípios de pequeno porte, 11,1% a municípios de médio porte e 13,8% a grandes cidades.
Atualmente, o Programa Mais Médicos oferece assistência a mais de 63 milhões de brasileiros. Com a meta de contar com 28 mil profissionais, o programa já possui cerca de 24,7 mil médicos atuando em 4,2 mil municípios, cobrindo aproximadamente 94% do território nacional.