João Pessoa 28.13 nuvens dispersas Recife 28.02 nuvens dispersas Natal 28.12 nuvens dispersas Maceió 29.69 algumas nuvens Salvador 27.98 nublado Fortaleza 29.07 céu limpo São Luís 30.11 algumas nuvens Teresina 34.84 nuvens dispersas Aracaju 27.97 nuvens dispersas
Maranhão lança campanha de vacinação para crianças e adolescentes; descubra os locais de imunização
6 de outubro de 2025 / 17:52
Foto: Divulgação

A Campanha de Multivacinação 2025 foi lançada nesta segunda-feira (6) em todo o Maranhão, com o intuito de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A ação visa reforçar a proteção contra doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização.

Com término previsto para 31 de outubro, a campanha se concentra naqueles que ainda não completaram seu esquema vacinal. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação.

Além das vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, a campanha também disponibiliza doses extras contra o sarampo para pessoas com idades entre 6 meses e 59 anos. A vacina contra o HPV será oferecida a jovens de 15 a 19 anos que ainda não tenham sido imunizados.

Locais e horários para vacinação

A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios que participarem da campanha. Na Grande Ilha de São Luís, o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes unidades:

  • Policlínica Vinhais
  • Policlínica Cidade Operária
  • Hospital Dr. Genésio Rêgo (Vila Palmeira)
  • Hospital Aquiles de Lisboa (Bonfim)
  • Hospital Geral da Vila Luizão

Nos sábados, a vacinação será oferecida apenas nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, das 8h ao meio-dia. No interior do estado, as doses serão aplicadas nas salas de vacinação das UBS que estão participando da campanha.

Dia D de mobilização

O Dia D da Multivacinação está agendado para 18 de outubro, com ações simultâneas em todo o estado. Em São Luís, o local principal será o Shopping da Ilha, que oferecerá vacinação das 10h às 20h, no primeiro piso. Cada município terá a liberdade de organizar sua própria programação para o Dia D.

A campanha tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal e destacar a importância da vacinação na prevenção de doenças, protegendo assim toda a comunidade.