
O Maranhão recebeu 60 vagas imediatas no segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, ação promovida pelo Ministério da Saúde para ampliar o atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro, por meio da plataforma UNA-SUS. Atualmente, 43 médicos já atuam em especialidades como colposcopia e anestesiologia em várias cidades do estado, enquanto as novas vagas estão distribuídas entre 30 municípios maranhenses.
Este edital, lançado em 3 de fevereiro em Brasília, integra o programa Agora Tem Especialistas, que tem como objetivo diminuir as filas de espera e aumentar o acesso a consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade. Os profissionais selecionados dedicarão 16 horas semanais à prática assistencial nas unidades do SUS, além de quatro horas semanais destinadas a atividades educacionais, que englobam mentoria remota e imersões em serviços de referência.
No Brasil, o programa conta hoje com 583 médicos especialistas em atuação e a expectativa com este novo ciclo é alcançar 1.500 profissionais. A maior parte desses médicos atua no interior (48,7%) e em regiões metropolitanas (34%). Ao todo, estão disponíveis 900 vagas distribuídas em 16 especialidades prioritárias, incluindo anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica, com foco em áreas de vulnerabilidade social e de difícil acesso.
Criado em 2025, o Mais Médicos Especialistas tem a meta de reduzir o tempo de espera da população por atendimentos especializados, combinando a oferta assistencial com a formação no serviço e o provimento de profissionais nas localidades de maior demanda, contribuindo para um SUS mais eficiente e acessível.